Elevação de cargas: riscos de não utilizar equipamentos corretos

22 de maio de 2015

sonda-de-perfuração-petrobras2

Seja em um canteiro de obras, galpão ou pátio, no setor da construção civil, comércio & serviços, agronegócio, eventos ou indústria há vários tipos de cargas que precisam ser manipuladas para transporte ou armazenamento, o que, no entanto, nem sempre é feito de forma adequada. Lidar diariamente com a movimentação de grandes cargas requer atenção às medidas de controle de riscos em todas as etapas do processo e para isso é fundamental a escolha do equipamento adequado. A utilização de manipuladores com qualidade e segurança pode evitar lesões graves ou fatais e despesas para empregadores e a Previdência Social.

Equipamento correto garante a produtividade

O manipulador telescópico facilita a elevação e o transporte de cargas pesadas e volumosas, para isso deve ser prático, econômico e resistente. Escolher o modelo certo para cada tipo de trabalho otimiza a rotina e evita gastos desnecessários, além de contribuir para a segurança no canteiro. Como são equipamentos dispendiosos para aquisição, a melhor solução é a locação do manipulador telescópico: dessa forma você tem manutenção garantida sem custo adicional, conta com as melhores marcas do mercado e ainda escolhe o modelo de acordo com a sua necessidade específica para cada etapa do projeto.

Além de assistência para a avaliação do equipamento mais adequado para cada caso, A Geradora oferece também assessoria para manuseio de acordo com a legislação e manipuladores telescópicos versáteis e seguros. Você conta com as melhores marcas do mercado, máquinas climatizadas ou não, com capacidade nominal variável entre 3,6t e 4,5t, abrangendo uma grande gama de utilizações.

Dentre as opções disponíveis se incluem equipamentos com alcance horizontal entre 8,2 e 12,8 metros e altura máxima de carga de até 17 metros. Possuem tração 4×4 e potentes motores a diesel com autonomia de até 6 horas de trabalho e econômicos, que chegam a fazer entre 19 e 29 litros por hora trabalhada. Além disso, você tem ainda acessórios que agilizam a produtividade, como concha, palhete e cesto, que podem ser trocados com facilidade.

Saiba evitar os principais riscos

Equipamentos de qualidade e na medida certa para a sua necessidade aumentam o rendimento do dia trabalhado, mas mesmo assim os procedimentos de segurança não podem ser esquecidos. Toda a equipe deve estar devidamente treinada para compreender os principais símbolos de segurança e cores de etiqueta que identificam perigos graves e mortais ou a necessidade de informações técnicas adicionais. Deve também estar atenta para evitar o mau uso do equipamento, como ultrapassar a capacidade de elevação nominal, utilizá-lo em local com solo inadequado (de pouca sustentação para o peso carregado) ou circular em velocidade com o braço elevado.

Os princípios básicos de manuseio devem ser rotineiros, como transportar a carga com o mínimo de elevação possível, levar em conta o peso de todas as fixações na hora de calcular o peso da carga, respeitar as tabelas de capacidades que se encontra na cabine, utilizar o manipulador em baixa velocidade e sem manobras bruscas, e não esquecer de considerar a força do vento no deslocamento da carga. Desta forma você e sua equipe terão o melhor desempenho dos manipuladores telescópicos de A Geradora, acelerando todas as etapas do projeto.

Entre em contato com nossa equipe e escolha o modelo de manipuladores telescópicos que melhor se encaixam às suas necessidades.

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.