A Geradora-Poliservice Participa de Inauguração da Usina Eólica Renova Energia, na Bahia

1 de julho de 2012

A Renova Energia, companhia dedicada à geração de energia renovável, concluiu a montagem e instalação de 14 usinas eólicas em Guanambi, Caetité e Igaporã, interior da Bahia. Ao todo, as usinas somam 184 aerogeradores e 293,6MW de potência, o que representa um investimento de cerca de R$ 1,17 bilhão. A inauguração do Complexo Eólico Alto Sertão I, ocorreu em Caetité, na Bahia, no dia 09 de julho, sendo celebrado com muita festa. Como não poderia faltar energia para comemorar tamanha conquista, A Geradora-Poliservice esteve presente com a locação de 03 geradores de energia e 01 torre de iluminação.

turbina-eolica

A viabilização dos empreendimentos ocorreu no primeiro leilão realizado no país, em 2009, para a contratação de energia eólica. A usina Renova Energia, na Bahia, é o maior complexo eólico brasileiro. As máquinas foram instaladas em parceria com a GE, que forneceu as turbinas. Ao todo, cada aerogerador possui 80 metros de altura, com 82,5 metros de diâmetro de rotor e 1,6MW de capacidade, que ocupam uma área de 140 hectares.

Segundo a Renova, a liberação da receita das 14 usinas já estão protocoladas na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os parques já possuem as licenças ambientais de operação emitidas pelo Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia (IMA).

As obras civis foram realizadas por Queiroz Galvão e Mercurius Engenharia, enquanto o pacote eletroeletrônico foi de responsabilidade da ABB e um consórcio, formado por L&M e Engineering, fez os projetos e a engenharia.

Contudo, as usinas eólicas ainda não poderão gerar energia, devido a falta de Centrais de Geração para Conexão Compartilhada (IGCs), que ligam as usinas à rede elétrica. A Chesf, empresa responsável pela obra, diz enfrentar atrasos no licenciamento ambiental. A previsão é que as estruturas estejam prontas em meados de 2013.

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.