Green Buildings: Prédios Ecologicamente Corretos

3 de setembro de 2012

Green Building: Já pensou em viver num local sustentável?

Você já ouviu falar em green building? Como o mundo precisa ser sustentável, os green buildings, ou edifícios ecologicamente corretos, são a resposta do mercado imobiliário na busca do aumento da eficiência dos recursos empregados nos edifícios e na redução dos impactos socioambientais. Quem quiser encontrar empreendimentos que pensam em sustentabilidade, pode procurar pela certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), conferida no país pelo Green Building Council Brasil.

commercial-building (1)

A organização pretende que os preceitos de construção sustentável sejam padrão nos lançamentos dos próximos anos no Brasil. Os critérios avaliados pelo LEED são: espaço sustentável, eficiência do uso da água, energia e atmosfera, materiais e recursos, qualidade ambiental interna e novação e design.

A estimativa é que os edifícios sustentáveis ofereçam uma economia de até 30% no valor do condomínio. O cálculo é baseado nas reduções do consumo de energia, água e do custo com manutenção e reformas do edifício.

É claro que o sistema de climatização de ambientes é muito importante nos projetos dos green buildings, pois podem representar até 40% do consumo total de energia em edifícios comerciais, além de serem responsáveis pelo conforto térmico e pela qualidade do ar. O projeto tem de ser desenvolvido com alto nível técnico, incluindo as soluções de engenharia mais modernas, como recuperadores de calor, equipamentos de baixo consumo, sistemas de distribuição de ar eficientes, filtros nas tomadas de ar, entre outros. É responsabilidade da empresa que presta consultoria para prédios ecologicamente corretos, estudar os níveis de eficiência energética e de conforto térmico, sugerindo novas tecnologias e alternativas técnicas.

Mas é claro que a economia não vem apenas com um projeto de climatização sustentável. Antes de estruturar esse projeto, é importante trabalhar o edifício como um todo, com os projetos de arquitetura, fachadas, instalações e iluminação para reduzir o calor nos ambientes, o que consequentemente influencia no menor investimento em tecnologias para o condicionamento do ar.

imagem: thegbi.org

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.