Mangueiras do Compressor: Ar X Óleo X Água

5 de maio de 2016

Compartilhe:

Saiba como evitar prejuízos com trocas e manutenções regulares da mangueira de compressor

Mangueiras do Compressor: ar, óleo e águaFoto: Atlas Copco 

Os compressores de ar são utilizados amplamente em vários setores industriais que realizam atividades pneumáticas. Essa máquina está presente na construção civil, na indústria automobilística, em empresas de limpeza, hospitais e até em sítios arqueológicos. Seu funcionamento é simples. O ar do ambiente entra no equipamento para ser comprimido. Por meio de mangueira conectada na válvula de escape o ar sobre pressão é direcionada para uso.

Porém, durante o processo de sucção de ar, as moléculas de água presentes na forma de umidade relativa do ar, são arrastadas para dentro do compressor. Consequentemente, a longo prazo, a água que entra no compressor compromete o funcionamento do equipamento. Isso porque o contato da água contribui para a oxidação da parte interna da mangueira, inclusive, prejudica o óleo usado no compressor.

Felizmente esses problemas podem ser evitados, graças ao uso de filtros de contenção instalados juntamente com o compressor. O filtro coalescente e o filtro de carvão ativado são respectivamente responsáveis pela remoção de hidrocarbonetos e pela absorção de impurezas danosas.

Os secadores ajudam a prevenir estragos causados pela umidade durante o processo de pressurização do ar. Com esses recursos, o ar comprimido sai com mais qualidade, evitando prejuízos com eventuais trocas da mangueira do compressor de ar. Inclusive, evitam que o lubrificante do compressor seja afetado pelas moléculas de água, impedindo que reparos sejam feitos precocemente no sistema de ar comprimido.


Aluguel de compressores de ar

Muitas empresas precisam de compressores para atividades que envolvem fonte contínua de ar. Por isso, A Geradora disponibiliza o aluguel de compressores de ar a diesel e elétricos de baixa e alta pressão, dependendo da necessidade de cada cliente. Todos os modelos disponíveis para locação são de marcas reconhecidas e conceituadas em todo o mundo. Entre em contato com a empresa e conheça o modelo mais apropriado para a sua necessidade.

 

Compartilhe:

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.