O que é Curto-circuito?

30 de abril de 2015

O que é Curto-circuito?

A grande ameaça à integridade de qualquer instalação elétrica, seja de uma residência, comércio ou indústria, é o curto-circuito. Ele é perigoso, pois, além de queimar aparelhos, provocar choques e queimaduras, deixar locais inteiros sem energia elétrica, pode ainda provocar incêndios.

O curto-circuito ocorre em razão do aumento repentino da tensão no circuito elétrico – elevação na passagem de corrente elétrica – sendo que o mesmo não está preparado para isso.

 

Quais são os cuidados necessários para evitar um curto-circuito?

– Ao contratar um prestador de serviço para fazer instalações elétricas, deve-se atentar se o mesmo conhece e obedece as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que regulamenta e estabelece procedimentos seguros para este segmento;

– Verificar a situação dos fios. Fio amassado ou corroído deve ser substituído. O ideal é revisar toda fiação elétrica a cada cinco anos;

– Ligar vários aparelhos em um só local pode causar curto-circuito e até um incêndio. Portanto, o melhor é usar um aparelho de cada vez na tomada;

– Colocar fusíveis ou disjuntores no local onde passa corrente elétrica. O disjuntor funciona como um interruptor automático, pois quando detecta falha na corrente elétrica automaticamente é desligado, podendo ser religado manualmente. Os fusíveis possuem a mesma característica, entretanto, ficam inutilizados quando realizam a interrupção;

E o mais importante: alerte para sinal de perigo!

Fique atento: cheiro de queimado, faíscas, disjuntores desarmando com frequência, fusíveis queimados, tomadas com manchas pretas, fios deformados ou derretidos.

E o principal: nunca utilize a famosa “gambiarra”, ou seja, não improvise! Conte sempre com profissionais para fazer qualquer tipo de serviço elétrico.

 

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.