BlogConheça as novidades

20 de fevereiro 2015

O que é Energia Termelétrica?

A energia termelétrica é produzida através da geração de calor ocasionada pela queima de qualquer combustível líquido, sólido ou gasoso, que aquece a água armazenada gerando vapor. Este, por sua vez, é direcionado para as turbinas conectadas aos geradores de eletricidade. A energia elétrica gerada dessa forma é então transportada através das linhas de transmissão para as cidades. As usinas nucleares também podem ser consideradas termelétricas, uma vez que as reações nucleares na realidade são feitas para produzir o vapor que movimentará as turbinas através do aquecimento da água.

No Brasil a produção chega a 7,5% do total

Espalhadas por vários estados brasileiros, as usinas termelétricas ficam de prontidão para entrarem em ação quando os recursos hídricos, normalmente fartos no país, entram em racionamento, como na ocasião das secas prolongadas. Apesar de caras, elas são consideradas reservas estratégicas, atendendo às demandas emergenciais.  Elas são mais rápidas de serem construídas e podem ficar localizadas em qualquer lugar. Dessa forma, é possível instalá-las próximas às regiões de consumo para servirem de apoio, reduzindo também o custo com a instalação de linhas de transmissão e torres. No entanto, mesmo quando todas as 50 existentes no Brasil estão em funcionamento ao mesmo tempo, elas só alcançam 7,5% da produção total do país.

Energia Termelétrica através de Geradores

Com know-how na locação de geradores de energia, A Geradora tem atuado fortemente na geração e fornecimento de energia elétrica através de termelétricas. Essa área atende demandas de energia temporária ou contínua de pequenas cidades em regiões isoladas, indústrias, mineradoras, entre outras.
YAMANA-3

Figura 1 Yamana Gold | Santa luz/BA

Neste segmento acumulamos muitos exemplos de projetos bem sucedidos. Confira retrospectiva:

O primeiro projeto no segmento de venda de energia foi a UTE instalada no município de Caracaraí, a 135Km de Boa Vista. Inaugurada em agosto de 2008, a termelétrica tinha potência instalada de 7.500 kVA, com controle automático de demanda, atendendo as cidades de Caracaraí e Iracema. O fornecimento de energia elétrica girava em 13.800 V, com serviço desde a obra civil, fornecimento de equipamentos, instalação, comissionamento até a operação.
Em janeiro de 2010 foi inaugurada a segunda UTE da A Geradora, em Jundiá, a 400Km da capital. O fornecimento também se iniciou desde a obra civil até a fase de operação, com potência de 1.500kVA, em média tensão 13.800 V.
A terceira Usina implantada, também em 2010, foi em Pacaraima, na divisa do Brasil com a Venezuela. A UTE Pacaraima é operada pela Companhia Energética do Estado de Roraima (CERR) e tem potência instalada de 2.800kVA.
Ainda em 2010, entrou em operação a UTE de Bonfim, cidade na divisa do Brasil com a Guiana Inglesa. Assim como a de Pacaraima, esta UTE opera em regime contínuo e também foi concebida em função dos racionamentos impostos pela Venezuela, com potência de 4.900kVA e serviço desde a obra civil até a operação.
Em 2013 A Geradora montou uma usina termoelétrica na cidade de Santaluz (Ba) e forneceu à mineradora Yamana Gold a energia necessária para garantir o pleno funcionamento da sua operação. O projeto de grande porte envolveu diversas áreas da empresa que precisou se organizar em tempo recorde para entregar tudo funcionando no período determinado.