Qual a diferença entre um ar condicionado split e um self contained?

9 de maio de 2012

Apesar de terem obviamente as mesmas funções, a principal diferença entre os modelos de ar condicionado Split e Self Contained, é o fato de que no Split o compressor ficar na unidade condensadora externa. Já no Self, o compressor fica junto da unidade evaporadora. Dessa forma, os Splits são mais silenciosos. Contudo, há também diferenças na estrutura dos aparelhos, por isso esse post mostra as principais características de cada um para ajudá-lo a escolher o melhor ar condicionado para sua empresa ou para a refrigeração residencial.

O Ar Condicionado Split

As seções de evaporação e de condensação são instaladas separadamente, sendo conectadas por tubulações de cobre que conduzem o ar frio entre elas. Além disso, cabos elétricos ligados às unidades controlam o funcionamento do compressor e dos ventiladores.

Pode substituir os ar condicionados de janela em residências e escritório, graças a sua versatilidade de instalação. Sua instalação também é recomendada em edifícios que não fizeram a infraestrutura para sistema de ar condicionado central, durante sua construção.

A unidade evaporadora fica posicionada na parede, sobre o piso ou ainda embutida no forro. Dependendo do modelo, apenas uma unidade condensadora é usada com várias evaporadoras, com controle individual de temperatura. Alguns aparelhos possuem ciclo reverso, ou seja, realizam também o aquecimento do ambiente. Outra vantagem é que são silenciosos.

O Ar Condicionado Self Contained

São equipamentos compactos, de médio porte, que une os dois conjuntos mecânicos no mesmo gabinete, ou seja, o evaporador (o conjunto que insufla o ar refrigerado/aquecido) e o condensador (composto por compressor, serpentina e ventilador). Apesar de produzir mais ruído, a instalação do Self é mais simples.

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.