Filtro Coalescente para reduzir as impurezas do Ar Comprimido

16 de setembro de 2016

Compartilhe:

Componentes ajudam a manter o ar comprimido limpo e seco para realizar diferentes tipos de serviços.

Filtro Coalescente e reduzir impurezas do ar comprimido

Nos sistemas de compressão de ar, as partículas que podem comprometer sua eficiência são, principalmente, de água, óleo e resíduos sólidos como poluição e ferrugem, sendo que 80% delas são menores que 2 mícrons. A depender da aplicação e do segmento onde o compressor funcionará, o uso correto do reservatório de ar, do filtro coalescente e do secador, torna possível reduzir a praticamente zero o número de impurezas que saem do compressor de ar, antes que o ar comprimido chegue no sistema pneumático do cliente, atendendo a norma ISO 8573 CLASSE 1  ≥ a 0,01mg/m3.

O ar comprimido é obtido através do ar do ambiente submetido à altas pressões dentro do compressor de ar. À medida que a pressão aumenta, a temperatura do sistema também se eleva, por isso é necessário que seja pulverizado óleo na unidade compressora, para que, em contato com o ar comprimido, resfrie o sistema e a temperatura seja controlada até o  limite para a operação: 130ºC.

Caso o sistema de resfriamento com óleo falhe, a partir deste ponto, o sistema de segurança do equipamento desliga o compressor, evitando que ele seja danificado pelo excesso de calor. Porém, quando o óleo faz o seu papel de controlar a temperatura do equipamento, o processo de resfriamento, associado à umidade relativa do ar, pode provocar a formação de água condensada.

Filtro Coalescente e o Compressor de Ar

O filtro coalescente é o responsável pela separação das partículas de óleo do ar comprimido que será fornecido ao cliente. Para a retirada da água, usa-se o secador de ar. Além do óleo e uma fração pequena de água, partículas sólidas entre 20 e 30 microns também são retidas por outros filtros.

A eficiência do compressor de ar é dada de acordo com o percentual de contaminantes de um tamanho de partículas específico capturadas pelo seu filtro. Quando a matriz começa a dar sinais de desgaste e precisa ser trocada, quer dizer que houve queda na tensão interfacial do filtro, afetando a retenção e a vida útil dele dentro do compressor de ar, neste caso o rendimento do compressor começa a cair.

No caso de uma locação de equipamento com A Geradora, são disponibilizados, além da entrega e instalação do dispositivo, profissionais capacitados para fazer a manutenção e dar suporte a qualquer imprevisto que aconteça durante o período de uso, como a troca do filtro coalescente e qualquer outro componente que haja a necessidade de substituição.

O ar comprimido deve ser limpo e seco em qualquer utilização. A Geradora garante que os seus compressores de ar são fontes seguras de ar comprimido. Os equipamentos possuem diferentes potências, podem ser alugados conforme a necessidade, e são disponibilizados com o sistema de filtragem. Dessa forma, todo o ar que sairá do equipamento será recomendado para realizar qualquer tipo de trabalho.

Compartilhe:

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.