5 SERVIÇOS QUE NÃO PODEM VIVER SEM ENERGIA ELÉTRICA

4 de outubro de 2018

Todo dia 1º de outubro poderia ser comemorado como feriado universal. É que esse foi o dia, lá no ano de 1752, que Benjamin Franklin empinou uma pipa com uma chave amarrada em uma forte tempestade de raios e descobriu a energia elétrica. De lá para cá, ela se tornou uma necessidade para o ser humano, já que praticamente tudo o que utilizamos precisa de energia elétrica, assim como a grande maioria dos serviços.

Enquanto alguns deles até podem ser feitos sem energia, em outros ela é simplesmente indispensável. Por isso, nós separamos 5 serviços que não podem ficar sem energia de jeito nenhum, já que poderiam trazer sérios problemas à sociedade caso isso acontecesse:

1. Hospitais

Imagina se nós chegássemos no hospital, depois de esperar por tantas semanas (ou até meses) para fazer aquele exame que precisamos, e o estabelecimento está sem energia elétrica? Seria necessário remarcar, aguardar todas as pessoas que estão na frente para, então, conseguir passar de novo, o que poderia ser muito grave, ainda mais se for um problema sério de saúde.

Além disso, os pacientes que já estão internados não poderiam receber o cuidado que precisam para que restabeleçam sua saúde, o que causaria um boom na taxa de mortalidade. É melhor que isso nunca passe de uma realidade distópica.

2. Operadoras de Telefonia Móvel

Em casa, quase todo mundo usa o WiFi para entrar na internet e conversar com quem for, mas e se as operadoras de telefonia móvel não tivessem energia elétrica para oferecer seus serviços e alimentar suas torres de distribuição de sinal? Seria quase impossível ligar para nossos amigos e familiares, não daria para acessar as redes sociais na rua, responder algum e-mail importante ou ligar para a pizzaria e encomendar o jantar.

É claro que isso criaria uma situação de calamidade em várias esferas da sociedade, já que a comunicação é essencial para o ser humano. Se nós ficamos nervosos quando as ligações falham, imagina sem nenhum pontinho de sinal?

3. Serviços públicos de emergência

Polícia Militar, bombeiros e ambulâncias: já imaginou tudo isso sem energia elétrica, sem poder receber as ligações da população para alertar sobre perigos, assaltos, acidentes, incêndios e todas as outras ocorrências? Em pouco tempo, a sociedade entraria em caos e a rua seria um lugar extremamente perigoso e violento, com a criminalidade e o perigo tomando conta de cada esquina. O alimento acabaria nas casas e poucas pessoas teriam coragem de ir até o mercado para comprar mais.

4. Data Centers

Grandes personagens que fazem parte da nossa rotina, mesmo que de uma maneira distante, e que são fundamentais para quase tudo que fazemos. Os conteúdos que nós consumimos em aplicativos de streaming de música, filmes e séries estão todos hospedados em um data center – o centro de processamento de dados. Se eles não tiverem energia elétrica, então o acesso será impossível.

Aqueles arquivos dos apps de armazenamento na nuvem também ficam salvos em um data center, e a partir do momento que eles não tivessem mais energia, não seria mais possível acessá-los. Muitos de nós jamais viram um data center pessoalmente, e poucos, inclusive, já os viram em fotos, mas esses grandes e robustos prédios repletos de equipamentos precisam de energia elétrica para que nossos dias sejam mais divertidos.

5. Concessionárias de energia elétrica

Por fim, não dá para uma concessionária de energia elétrica ficar sem energia. Afinal de contas, como ela saberia quais são os pontos que estão no escuro para que possam consertá-los? Com isso, todos os outros estabelecimentos poderiam ficar sem energia elétrica também. A solução poderia ser dividir os funcionários em equipes e fazer com que eles percorressem diferentes pontos da cidade em busca de problemas na rede, o que não seria nada viável.

O pior de tudo seria ter centenas, ou até milhares, de profissionais que trabalham todos os dias com religamentos e consertos na rede elétrica, mas que não poderiam fazer nada para que o próprio local em que trabalham volte a ter energia. Cômico, se não fosse trágico.

Energia Elétrica: Indispensável em Nossas Vidas

Uma sociedade sem energia elétrica é algo completamente inimaginável, que impactaria na vida de todos nós em larga escala. Provavelmente, jamais poderíamos trabalhar, estudar e até mesmo viver da forma que fazemos hoje em dia.

Ainda bem que essa é uma realidade que está bem distante, com toda a tecnologia que existe atualmente, responsável por evitar que problemas como os relatos acima aconteçam e também por encontrar alternativas para segurar as pontas quando eles chegam a acontecer. O melhor dos exemplos é o gerador de energia, que transforma combustíveis em energia elétrica, mais comumente o diesel, e já é largamente utilizado em shopping centers, hospitais, condomínios, data centers e vários outros locais e estabelecimentos.

Por precaução, é melhor que se instale um gerador de energia a diesel em todos os lugares que visitamos e estamos diariamente. Assim, a situação caótica que foi mostrada fica só nos exemplos mesmo, que é onde deve estar. A sociedade agradece.

Via: Mega Curioso

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.