Manutenção dos Geradores: Saiba porque ela é essencial

5 de julho de 2018

Saiba quais são os itens que devem estar presentes em seu check-list para garantir um reabastecimento eficiente do tanque de combustível do seu gerador de energia

Uma das principais vantagens de apostar na locação de geradores de energia é que todo o trabalho de manutenção é feito pela empresa locatária. No entanto, ter conhecimento de alguns processos nunca é demais. É o caso do reabastecimento do tanque de combustível.

Para que a vida útil do equipamento possa se prolongar, algumas medidas simples podem ajudar a diminuir o desperdício de energia. O melhor a se fazer é seguir um check-list de manutenção, garantindo assim a periodicidade de observação do equipamento visando minimizar falhas.

Esses elementos fazem parte do plano de manutenção de um gerador. As especificidades, é claro, podem variar de modelo para modelo, mas em linhas gerais alguns cuidados essenciais podem garantir não apenas maior durabilidade às máquinas, mas também um número menor de problemas.

Cuidados especiais com um gerador

Há várias razões para se colocar a manutenção periódica dos geradores entre os itens essenciais a serem observados. Caso a empresa locatária não cumpra as normas estabelecidas pelo fabricante, por exemplo, em caso de problema no gerador a garantia pode até ser anulada.

Além disso, a segurança de todos aqueles que estão nas proximidades é motivo de preocupação. Assim, a manutenção deve ser feita por profissionais autorizados e as empresas mais respeitadas no mercado levam esse pré-requisito bastante a sério: e você deve confiar apenas naquelas com um histórico de qualidade comprovado.

De olho no gerador: a manutenção ideal por período

Para garantir a máxima eficiência energética de um gerador, é preciso que os técnicos e os responsáveis pelo manuseio do equipamento observem algumas medidas periodicamente.

Desde a checagem do tanque de combustível, passando pelo óleo, pelas baterias e pelo filtro de ar, tudo deve ser observado a seu tempo. Abaixo listamos as ações recomendadas para um gerador aio longo do período de um ano.

Checagem diária

Algumas recomendações gerais podem ser observadas diariamente. O nível de combustível, por exemplo, é o item mais importante: caso ele esteja baixo, é o momento de abastecer o tanque. Não espere que a falta de diesel interrompa o funcionamento do equipamento.

O aquecedor deve estar firme e sem sinais de desgaste. O mesmo vale para a tubulação de ar, que deve ficar ligada ao radiador. Sinais de corrosão e de carbono também são indicativos de alerta. Por fim, cheque o nível de óleo e adicione mais, se assim for necessário.

Checagem semanal

Aqui já aparecem outros itens que requerem mais atenção. Na drenagem do tanque de combustível, por exemplo, o responsável pela manutenção deve se certificar que a água do fundo deve ser eliminada por completo.

A água deve ser escorrida também do fundo da caixa do filtro de combustível. Já no carregador de bateria deve ser observada qual é a tensão flutuante sobre ele, com os devidos ajustes sendo realizados caso necessário. Por fim, retire os detritos do filtro de ar após uma inspeção minuciosa.

Checagem mensal

A cada 30 dias a lista de itens a serem observados também inclui mais particularidades. A carga da bateria de partida deve ser checada e um exame minucioso nas conexões deve ser feito para evitar que haja folgas ou pontos de corrosão.

A unidade de tensão da correia deve, igualmente, ser inspecionada. Já para checar a concentração de refrigerante deve-se utilizar um hidrômetro. Uma amostra do líquido de arrefecimento é suficiente para verificar se tudo está de acordo com as orientações do manual.

Checagem semestral

A cada seis meses a novos e importantes itens que devem ser checados. A mangueira do radiador deve estar conectada firme e sem sinais de desgaste. O filtro de combustível, independentemente do nível de acúmulo de sedimentos deve ser trocado.

O cárter de respiro deve ser limpo, seguindo-se as orientação do manual. O filtro de refrigerante também precisa ser substituído, assim como o elemento do filtro de ar. Note que aqui também não importa o nível de acúmulo de detritos, o procedimento deve ser feito da mesma maneira.

Checagem anual

Por fim, é importante lembrar ainda que uma vez por ano o sistema de refrigeração do gerador deve passar por uma limpeza completa. Essas medidas, se seguidas à risca, devem resultar na redução de problemas e na ampliação da vida útil dos equipamentos.

Manutenção periódica: o segredo para qualidade e segurança

Existem muitas empresas no mercado que trabalham com locação de geradores, mas poucas são as que se atentam ao rigoroso cronograma de manutenção que deve ser observado nos geradores.

E é justamente esses itens tão importantes que dão a garantia de recebimento de um equipamento de qualidade em sua empresa. Os cronogramas de manutenção devem ser observados de forma rigorosa para que se possa tirar melhor proveito do gerador.

É por essa razão que, em muitos casos, a locação de um gerador se mostra uma decisão mais interessante do que a aquisição de um. Isso porque quando há a compra adquire-se também todos os custos relacionados à manutenção.

Em outras palavras, é importante mensurar os custos envolvidos na compra de um gerador – e eles vão muito além do valor final pago pelo produto. Os custos de manutenção, incluindo um funcionário dedicado a essa finalidade, podem tornar essa alternativa inviável.

Por isso, recomendamos que na hora de elaborar um orçamento a sua empresa procure levar em consideração todas as alternativas. Você precisa de um gerador funcionando para suprir as suas necessidades e não de criar mais um ponto de despesa e fora do escopo do seu negócio.

 

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.