O que são plataformas elevatórias?

17 de novembro de 2017

Descubra o que são plataformas elevatórias, quais os seus tipos, e quais as vantagens entre elas e outros instrumentos para trabalhos em altura

O que são plataformas elevatórias?As plataformas elevatórias são uma importante ferramenta utilizada para trabalhos em altura, por aqueles que realizam serviços de manutenção em fábricas ou em ambientes externos, como fachadas e galpões. O número de utilidades que essas máquinas possuem é enorme, e por esse motivo, quando pensamos na melhor aplicação para trabalhos em altura é importante conhecer os todos os tipos de plataformas aéreas e seus detalhes técnicos.

As plataformas elevatórias, também conhecidas como plataformas aéreas, existem para facilitar a execução de trabalhos em altura de forma segura e confortável para o trabalhador. Existem outros equipamentos que também  são utilizados para trabalhos em altura, como escadas e andaimes, mas as plataformas aéreas são a opção mais segura e versátil para esta aplicação. Além disso, elas proporcionam uma maior mobilidade nas obras, o que faz com que o seu trabalho ganhe em agilidade.

Você sabe dizer quais são os tipos de plataformas aéreas que existem e quais são as principais diferenças entre elas? Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre o assunto, esclarecendo as principais dúvidas que você possa ter na hora de alugar um equipamento como esse.

Plataformas elevatórias articuladas

Alcançando alturas de até 43 metros, as plataformas  elevatórias articuladas existem para proporcionar maior segurança para o trabalhador. Seu principal mérito está no fato de que elas garantem uma maior produtividade, uma vez que o espaço de deslocamento sobre a plataforma articulada é maior do que o trabalhador teria em outros equipamentos.

Além disso, é importante ressaltar a facilidade de manuseio das plataformas: elas são manobráveis, com quase nenhum ruído.  Por essa razão, esses modelos podem ser utilizados tanto em ambientes externos quanto em ambientes internos. O trabalho é facilitado pelo fato de a altura ser regulável.

Em outras palavras, as plataformas articuladas são voltadas para trabalhos cuja altura necessária a se atingir seja maior do que 12 metros. Dentro dessa categoria, há vários tipos de modelos e o ideal é conversar diretamente com a empresa responsável pela locação para que possa ser feita a melhor indicação de acordo com a finalidade de uso. As plataformas articuladas podem ser movidas a dois tipos de energia:

Plataformas articuladas elétricas

As plataformas elétricas podem ser utilizadas em ambientes internos e externos. Contudo, os pisos para sua locomoção precisam ser regulares, assim, seu desempenho será bem mais adequado. A plataforma elétrica vai acompanhada de baterias e carregadores que podem ser carregados em tomadas simples e convencionais.

Plataformas articuladas a diesel

Já as plataformas elevatórias movidas a diesel funcionam muito bem em pisos irregulares e em locais abertos. Isso quer dizer que as plataformas a diesel não podem ser utilizadas em ambientes fechados? Não, se houver a permissão das normas internas de segurança é possível.

Plataformas tesoura

A segunda espécie de plataforma elevatória é a chamada plataforma tesoura. Ela recebe esse nome devido ao mecanismo responsável por levantar a base de trabalho, que se move como se fosse uma tesoura fazendo um recorte. Nesse caso, a altura máxima que ela consegue atingir não ultrapassa os 12 metros.

As plataformas elevatórias tipo tesoura são as mais indicadas para instalações estruturais como serviços de rede e telefonia, ar condicionado, linhas de incêndio, peças de comunicação visual – como fachadas e letreiros – linhas de manutenção e estoque em galpões e barracões. As possibilidades de uso, obviamente, são muito mais amplas, mas esses são os usos mais comuns.

Entre as indicações desse tipo de ferramenta, destacamos aquelas onde há a necessidade de se elevar uma maior quantidade de peso: elas podem suportar até 150 quilos com folga. A extensão de sua cesta chega a medir 1,2 m x 2,3 m. Ou seja, há muito mais conforto e segurança para o trabalhador nesse equipamento do que na utilização de escadas, por exemplo.

Como escolher a melhor plataforma elevatória

Antes de alugar um equipamento como uma plataforma aérea, a melhor dica que o usuário pode seguir é entrar em contato com a empresa responsável e explicar em detalhes como será o uso. Eventualmente, você pode chegar à conclusão que qualquer um dos equipamentos pode resolver o problema, mas de repente um modelo mais versátil pode agilizar o trabalho.

Independentemente do tipo de plataforma escolhida, dentro de cada uma das categorias há vários modelos disponíveis, com capacidades e alcances distintos. Portanto, para que a escolha seja mais assertiva, é importante que quem está contratando o serviço tenha exata ciência de tudo aquilo que será feito com o equipamento e em que altura ele será utilizado.

A Geradora, especializada na locação de plataformas elevatórias em diversas filiais pelo Brasil, mas também por aluguel de geradores em São Paulo, está sempre à disposição para atender as necessidades de cada projeto dos clientes. O mais importante é ter a certeza que a ferramenta adequada está sendo contratada, algo que somente empresas com ampla experiência de mercado são capazes de garantir.

Utilização de plataformas cada vez mais em voga

Dada a sua facilidade de uso, é cada vez maior o número de empresas que recorrem às plataformas áreas como importante ferramenta em seus trabalhos. Nos últimos anos, a sua utilização tem saído da construção civil para ganhar as ruas. Projetos de arte urbana, por exemplo, em que são pintados murais ou painéis em grandes alturas, podem fazer uso das plataformas aéreas para dar mais mobilidade aos artistas.

Nas últimas décadas, o índice de conscientização aumentou, de forma que hoje se busca, cada vez  mais, garantir condições de segurança em primeiro lugar. As normas técnicas sempre preconizaram a importância de oferecer as ferramentas adequadas para o trabalhador, mas nem sempre a fiscalização foi rígida o suficiente para evitar que acidentes acontecessem. Atualmente, para que se possa operar uma plataforma aérea, é necessário cumprimento à NR35, norma que regulamenta que habilita o operador a trabalhar em alturas a partir de 2 metros, dentro de rígidas  normas de segurança exigidas.

Em resumo, podemos afirmar que não importa o ambiente, seja ele interno ou externo: o mais provável é que em todas as circunstâncias as plataformas aéreas sejam as mais indicadas como forma de garantir conforto, flexibilidade e agilidade em trabalhos nas alturas. Assim, contratar o equipamento certo faz toda a diferença. Por isso, deixe essa missão sempre na mão de empresas especializadas e com ampla experiência de mercado.

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.