BlogConheça as novidades

08 de junho 2017

Como é o uso de geradores em Hospitais e Clínicas?

O sistema de energia é uma das principais instalações nas organizações hospitalares. Saiba como é o uso de geradores em Hospitais e Clínicas

 Responsável por manter o pleno funcionamento dos aparelhos em Hospitais e Clínicas, o sistema de energia elétrica é uma das principais instalações nestas organizações. A interrupção do suprimento energético pode trazer efeitos irreversíveis, como deixar sequelas ou mesmo levar um paciente a morte, já que ele pode estar sendo submetido a intervenções cirúrgicas ou recebendo tratamentos intensivos no momento da queda.Geradores em hospitais

Geradores de Energia para Abastecimento Elétrico

O abastecimento de energia elétrica é um ponto tão importante para as unidades hospitalares que o Ministério da Saúde prevê que todas as organizações hospitalares mantenham um sistema de energia elétrica de emergência, composto por  fontes alternativas de energia, geralmente geradores de energia, com garantia de suprimento automático em caso de falta.
A Anvisa, dentro de seu Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar, desenvolveu um plano de emergência para falta de energia elétrica. O plano prevê as estruturas que devem ser alimentadas, medidas para ausência total ou parcial de energia elétrica e treinamento para a população hospitalar.
Ambos exigem que os hospitais tenham mecanismos de suprimento de energia auxiliar confiáveis e seguros, capazes de manter os aparelhos ligados na ocasião da suspensão do suprimento energético.
No caso de falta de energia, os geradores acionados são responsáveis por manter ligados os equipamentos, sem comprometer as demandas e a continuidade nas procedimentos cirúrgicos e tratamentos que necessitam de fonte de energia para funcionar, como os aparelhos de sustentação de vida, considerados vitais para os pacientes, geralmente encontrados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), prontos socorros, centros de oncologia, como  aparelhos de ventilação mecânica, carros de anestesia, carros de emergência com desfibrilador, monitor e no-breaks.
Os geradores são responsáveis também pelo fornecimento de energia para dos elevadores, climatização e iluminação de todo o ambiente. Sustentam as demandas dos laboratórios de análises clínicas que podem estar processando exames, cuja conclusão depende de energia elétrica e o material que necessita de refrigeração que não pode ser perdido.
 

Capacidade dos equipamentos

A capacidade dos suprimentos para a geração de energia emergencial para organizações hospitalares vai variar de acordo com diversos fatores, como a quantidade e demanda dos equipamentos que podem operar em paralelo para obter maior potência disponível em locais de espaço limitado e difícil movimentação, ou como reserva de outro gerador, aumentando ainda mais a segurança no suprimento emergencial de energia elétrica, buscando oferecer sempre a melhor solução para o porte da instituição.
A avaliação de necessidade de energia de um hospital precisa de um dimensionamento profissional, para que os equipamentos operem de forma segura. A Geradora tem técnicos especializados para esta operação. Solicite uma visita!