Como funciona um Transformador de Energia para Média Tensão

9 de março de 2017

Entenda a forma de funcionamento de um transformador de energia e saiba como ele opera com eletricidade de média tensão

transformador-media tensao-BAIXA
Um transformador de energia é um equipamento que tem como finalidade transmitir potência ou energia elétrica entre diferentes circuitos por meio da indução de tensão e corrente ou da modificação da impedância do circuito elétrico. É muito comum encontrá-los em postes e locais onde existam instalações elétricas.

Esse equipamento foi inventado há mais de 180 anos por Michael Faraday e se baseia nos princípios do eletromagnetismo, princípios esses que se acredita que foram descobertos pelo próprio Faraday com a contribuição de Heinrich Lenz, embora uma operação matemática referente aos princípios eletromagnéticos tenha sido formulada apenas no ano de 1845 por Franz Ernst Neumann.

O funcionamento de um transformador de energia só é possível em redes elétricas de corrente alternada, que são aquelas onde os circuitos ficam sujeitos a campos magnéticos variáveis. Basicamente, sua composição se dá a partir de dois componentes, que formam a parte ativa do equipamento:

  1. Enrolamento: que é a união de várias bobinas, geralmente de cobre, isoladas por uma camada de verniz sintético;
  2. Núcleo: que na maior parte das vezes composto por um material ferromagnético, tem a função de fazer a transferência da corrente do enrolamento primário até o secundário.

Outros componentes que compõem um transformador de energia são acessórios complementares como tanques principais e de expansão, buchas, comutadores, acionamentos, radiadores, termômetros e um painel de controle, entre outros.

O que é média tensão

A tensão elétrica é dividida em algumas categorias para facilitar sua compreensão e proporcionar um melhor entendimento em relação às suas aplicações. O conceito de média tensão pode variar de acordo com cada contexto e geralmente trata de tensões entre 1 kV e 69 kV.

Logo, um transformador de energia para média tensão deve operar nessa faixa de tensão para que garanta a eficiência e o perfeito funcionamento da rede elétrica. É muito importante que o dimensionamento do transformador de energia para média tensão seja feito da maneira correta e por meio de cálculos que possam comprovar as características necessárias, já que o uso de um transformador de maior potência resultará em um prejuízo financeiro e perdas elétricas consideráveis, enquanto o uso de um transformador de potência menor coloca totalmente em risco a segurança do sistema e pode causar acidentes e vários outros problemas.

Importância do uso de um transformador de energia para média tensão

A energia que é transmitida pelas redes de distribuição elétrica circula em um nível de tensão de aproximadamente 13,8 kV, muito alto para a maioria dos consumidores. Se essa energia fosse utilizada para a alimentação de casas, lojas, prédios e estabelecimentos comerciais, os danos causados aos equipamentos elétricos e eletroeletrônicos seriam muito grandes, já que eles não têm capacidade para absorver essa tensão.

Assim que a energia passa por um transformador de energia sua tensão é rebaixada para 380V, de onde podem ser extraídas as tensões de 220V e 110V, utilizadas pela grande maioria das residências e estabelecimentos no Brasil. Isso garante que todos os equipamentos que precisem de energia elétrica funcionem com segurança e eficiência.

É evidente que a função de um transformador de energia é essencial, o que mostra ainda mais a importância de tomar todos os cuidados necessários para a escolha desses equipamentos. Isso vai garantir que não ocorra nenhuma falha ou variação de tensão que possa danificar os equipamentos ou colocar em risco a segurança das pessoas.

Bons transformadores de energia são fabricados com matérias-primas de excelente qualidade e seguem a todas as exigências, normas técnicas e determinações legais competentes, que garantem tanto seu perfeito funcionamento quanto total segurança. Portanto, mantenha o olho vivo nesses fatores!

Uma forma segura de utilização de um transformador de energia para média tensão é em forma de skid, geralmente composto por um transformador de energia, associado a sistemas de proteção.

A solução de transformação de energia para média tensão da A Geradora é composto por um skid transformador e uma blindada. O principal componente do skid é seu transformador de energia, destinado a rebaixar ou elevar a tensão de um circuito de 13,8KV para 380V e vice versa, de modo que não se altere a potência do circuito.

Além do transformador de energia, o skid transformador da A Geradora é composto por dois sistemas de proteção dos tipos MT e BT. O primeiro isola o fornecimento de energia elétrica de partes de um sistema elétrico para protegê-lo em caso de uma eventual manutenção, ou para minimizar os efeitos indesejados em caso de interrupção do fornecimento de energia programada. O sistema de proteção BT contém um disjuntor eletromecânico, que funciona como um interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curtos-circuitos de sobrecargas elétricas. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a  imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica protegida.

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.