BlogConheça as novidades

26 de maio 2021

O que é condensação em geradores e como evitar?

como evitar condensação em geradores

Saiba mais sobre como evitar a condensação em geradores para mantê-los funcionando corretamente

Alugar um gerador pode ser uma ótima alternativa para quem não quer ter a preocupação de manter a manutenção do equipamento em dia, principalmente quando o problema envolve condensação em geradores.

Se considerarmos o fato de que essa manutenção é feita pela empresa locatária, apostar na locação dos geradores pode ser uma boa solução para quem quer economizar tempo e dinheiro. 

No entanto, ter conhecimento de alguns processos e problemas que podem surgir nunca é demais. Sendo assim, vamos explicar o que é a condensação em geradores, o que ela pode causar e como evitá-la.

O que é a condensação em geradores?

A condensação é basicamente a formação de água que pode ocorrer dentro do gerador de energia. Isso compromete a eficiência do equipamento e pode prejudicar sua vida útil, tornando necessário realizar a troca do gerador antes do previsto.

Como ocorre este processo?

Antes de entendermos como esse processo acontece, precisamos entender outros conceitos importantes: umidade relativa, umidade específica e ponto de condensação da água.

  • Ponto de condensação da água: condensação nada mais é do que a transformação do estado da água, ou seja, é quando ela passa do estado gasoso para o líquido. O ponto de condensação é o “momento” (tecnicamente falando é a temperatura) em que essa mudança acontece. Isso tudo depende da pressão e temperatura ambiente externa;
  • Umidade específica: é a massa do vapor numa dada região em relação à massa total de ar daquela região. Isso significa que o ar é capaz de carregar diferentes quantidades de vapor d’água, mas isso depende da temperatura e da pressão, então quanto mais quente o ar estiver e quanto mais pressão for exercida sobre ele, maior será a capacidade de carregar esse vapor de água;
  • Umidade relativa: diferente da umidade específica, a umidade relativa é a quantia máxima que o ar consegue carregar dividida pela quantidade de vapor de água, e é isso que estabiliza a pressão e a temperatura. Ou seja, o ponto de condensação da água ocorre quando a umidade relativa chega a 100%.

Consequências da condensação

Agora que já entendemos melhor como ocorre o processo de condensação em geradores, o que é umidade relativa e o que é umidade específica, é importante falarmos sobre algumas consequências que esse processo pode trazer.

O gerador é composto por diversos elementos químicos que estão presentes no sistema de combustível. Por isso, alguns fatores externos podem comprometer o bom funcionamento do gerador e até mesmo diminuir sua vida útil.

A exposição a fatores externos, como a temperatura e umidade do local em que o gerador está instalado, pode resultar na aparição de fungos e bactérias. 

Se essa condensação não é contida por filtros separadores e se o tanque não está constantemente cheio, esses fungos e bactérias acabam criando uma espécie de “borra”, que pode entupir e corroer as telas, filtros e os sistemas de injeção da máquina.

Outros fatores que podem influenciar no uso e manutenção precoce das máquinas:

  • Temperatura muito alta;
  • Temperatura muito baixa;
  • Variação na pressão;
  • Instalação próxima ao mar;

Como conter ou evitar a condensação em geradores?

Como explicamos, manter o tanque cheio, instalar filtros separadores para evitar os fungos e bactérias, drenar a água e recircular o diesel são algumas alternativas para manter o equipamento em dia.

Entretanto, a baixa temperatura ou a alta umidade influenciam no estado e qualidade dos geradores, então a melhor escolha é usar um aquecedor no mesmo ambiente em que o equipamento está instalado. 

O aquecedor vai manter o ar em uma temperatura adequada o suficiente para evitar a corrosão da máquina. Além disso, se o gerador estiver desligado por um longo período ou estiver próximo a costa marinha, o aquecedor se torna muito mais importante e necessário.

Não esqueça: a manutenção e limpeza periódica dos equipamentos são extremamente importantes para identificar os problemas antes que eles comecem a danificar o gerador. 

Alugar um gerador pode ser uma alternativa muito mais fácil

Cuidar dos equipamentos e prevenir a condensação em geradores pode ser muito trabalhoso, além de exigir certo conhecimento técnico. Porém, isso não é tudo: esse processo pode custar caro.

Dito isso, uma estratégia muito mais simples e vantajosa é alugar um gerador, já que isso elimina a necessidade de preocupação com a condensação ou com outros problemas que podem aparecer. Afinal, a empresa ficará responsável por realizar as manutenções dos equipamentos e você não precisará se preocupar.

Optando pelo aluguel de um gerador, você se livra de vários gastos e preocupações. 

E seja qual for a sua necessidade, a A Geradora tem as melhores soluções em energia. Além de contar com os melhores técnicos que garantirão o bom funcionamento do seu equipamento.

Fale com um de nossos especialistas!