BlogConheça as novidades

07 de março 2014

Cuidados com o ar condicionado

Climatização de ambientes e Cuidados com o Ar Condicionado

shutterstock_80838799

Cada vez mais as empresas, shoppings, CPD’s, residências, indústrias e eventos utilizam ar-condicionado para realizar a climatização do ambiente.  A sua utilização é  fundamental para oferecer conforto térmico e garantir determinados processos industriais, mas a sua correta manutenção é fundamental para a nossa saúde.
Então, surge a grande dúvida: o ar-condicionado realmente prejudica a saúde? Segundo Rafael Stelmach, pneumologista do Instituto do Coração (Incor), ele não faz mal, desde que não haja excesso na utilização e que as condições de limpeza dele estejam corretas. Esse tipo de refrigeração retira a umidade do ar, o que pode resultar no ressecamento das vias aéreas, porém, um aparelho em péssimas condições pode comprometer ainda mais a saúde dos usuários.
Não realizar a limpeza e a manutenção corretas do ar-condicionado provoca o acúmulo de sujeira, favorecendo a criação de fungos e de bactérias devido à condensação de água durante o processo de refrigeração. Eles costumam ser responsáveis por quadros de moléstias respiratórias como rinite, asma, sinusite e doença pulmonar obstrutiva crônica.
Um ar-condicionado em bom estado de limpeza retém impurezas e sempre renova o ar do ambiente, diluindo boa parte dos odores e de dióxido de carbono. A falta de limpeza pode, inclusive, provocar a emissão de maus cheiros. Esse é um dos principais sinais das más condições do aparelho. Oswaldo Bueno, professor de pós-graduação em refrigeração e ar-condicionado da FEI, adverte que nunca se deve adicionar perfumes e desodorantes nos aparelhos após o processo de higienização.
Ele ainda ressalta que o ar deve ser sempre renovado, principalmente em locais públicos e com bastante circulação de pessoas, como shoppings e escritórios. Para isso, é fundamental sempre utilizar a função de troca do ar interno pelo externo.
Rafael Stelmach conclui que o uso de aparelhos de ar-condicionado não prejudica a saúde, desde que eles estejam limpos e que as pessoas intercalem os períodos de uso, nunca o deixando ligado durante longos períodos.
Fonte: Revista Planeta
http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/saude/ar-condicionado-todo-cuidado-e-pouco