BlogConheça as novidades

02 de setembro 2019

Paradas de Manutenção: Como planejar o backup de energia

Qual a solução mais viável e assertiva para que a produtividade do seu negócio se mantenha ativa durante a parada de manutenção?

Para que uma empresa mantenha a eficácia da rotina de suas atividades, é necessário que todo o sistema de fornecimento de energia elétrica esteja em perfeito funcionamento.

Uma das formas de acompanhar a qualidade desse sistema é realizando uma parada de manutenção. Saiba mais sobre esse evento e qual é a sua importância.

Planejamento é fundamental

Os serviços e atividades executados durante a parada de manutenção devem ser direcionados por profissionais capacitados. Engenheiros, mecânicos e agentes de apoio somam forças para garantir que cada detalhe seja levado em consideração.

Dependendo do porte de sua empresa e das condições físicas do local, o planejamento das ações deve ser iniciado com meses de antecedência. Com isso, um cronograma rigoroso garantirá a tomada de decisões mais assertivas em busca do melhor resultado.

É durante o planejamento que você será capaz de obter informações acerca do detalhamento das manobras operacionais, dos riscos, da identificação de medidas de  segurança e dos planos de contingências para os casos de ocorrências.

Além, disso, será possível ter acesso a dados relacionados a prazos, custos, contratação de mão de obra especializada e infraestrutura.

Pré-parada

Nessa fase, as ações previstas no planejamento serão direcionadas para que seja possível criar meios para a realização dos serviços. A pré-parada serve para consolidar e validar os procedimentos operacionais.

Dela também fazem parte o início dos treinamentos da equipe e a aquisição de todos os materiais e ferramentas que serão utilizados durante a parada de manutenção.

Ações realizadas na parada de manutenção

Nessa fase, o evento é colocado em prática em toda sua plenitude. Equipe engajada, objetivos traçados e foco nos resultados são alguns dos fios condutores da parada de manutenção.

É importante que todos os envolvidos trabalhem a partir de relações estreitas de parceria. Esse comprometimento garantirá que os valores de Gerenciamento do Sistema de Segurança, prazos, custos e a qualidade otimizem o processo produtivo.

Pós-parada

Nesse momento, as ações são voltadas para o retorno produtivo e a retomada da rotina da empresa. É necessário que a pós-manutenção seja realizada com acompanhamento de um profissional que avaliará a necessidade de algum tipo de reparo.

Por fim, é também nessa fase que será feita uma avaliação detalhada de cada etapa do processo. Com isso, é possível identificar as intervenções, enfatizar as ações de sucesso e propor melhorias.

Quais são os tipos de parada de manutenção

Existem diferentes tipos de parada de manutenção. A natureza de cada evento vai depender do objetivo da empresa e das ações que serão realizadas. Dentre as formas de abordagem desse evento, as mais comuns são:

Parada de Manutenção Técnica Programada

Realizada por empresas que identificam os possíveis problemas futuros, a fim de evitar falhas e reduzir o máximo de riscos. Ela serve para corrigir os indícios de desgastes e deterioração que poderão interferir no bom desempenho das máquinas.

Essas ações impedem a redução da vida útil dos equipamentos. O conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, como ajustes, limpeza e conservação e correção de defeitos otimizam as ações produtivas de uma empresa.

Com que frequência devo realizar esse tipo de parada? Para responder a essa pergunta, você deve se atentar para os índices de funcionamento dos equipamentos. Na maioria dos casos, o evento toma como base os históricos de cada máquina ou as recomendações do fabricante.

Parada de manutenção Técnica Emergencial

Esse tipo de parada tem como objetivo consertar ou substituir máquinas, peças ou componentes que sofreram algum tipo de desgaste ou apresentaram falhas.

Nesse caso, o baixo desempenho dos equipamentos, provavelmente, já implicou em problemas na linha de produção da empresa. Isso significa que houve um custo operacional maior do que o esperado.

Manutenções de caráter emergencial tendem a gerar surpresas por fugirem completamente da programação da empresa. Isso é reflexo do não acompanhamento minucioso do desempenho de cada máquina.

Custos com mão de obra especializada, necessidade de realização de horas extras e falta de tempo hábil para pesquisa de preços de peças e materiais mais acessíveis são exemplos do transtorno financeiro que esse tipo de parada gera.

Portanto, o ideal é sempre realizar a parada de manutenção programada. Ela permite melhor visualização e controle dos custos, além de manter a dinâmica da empresa sempre estável.

O que fazer para não interromper o uso de energia elétrica durante a parada de manutenção?

Atualmente, é impossível falar em atividade produtiva sem associá-la à energia elétrica.  É ela a responsável por manter as atividades em perfeito funcionamento. Por essa razão, não é possível, durante uma parada de manutenção, manter o sistema elétrico completamente inutilizado.

Nesse cenário, a atitude mais assertiva é contratar um serviço de locação de geradores de energia. Esses equipamentos são capazes de substituir total ou parcialmente o fornecimento de energia elétrica.

Durante a parada programada, eles oferecem condições favoráveis de trabalho e mantém o fluxo do desempenho das máquinas que não estarão em manutenção.

Os geradores disponibilizados pela A Geradora proporcionam economia do desempenho das operações, uma vez que energia elétrica produzida possui um custo menor em comparação com a fornecida pela concessionária em horários de pico.

Nossos equipamentos possuem potência que pode variar entre 25 kVA a 1.500 kVA. Dessa forma, é possível escolher aquele que mais se adéqua às necessidades de sua empresa.

A Geradora trabalha com grupos geradores movidos a diesel fornecido nas tensões 220, 380, 440 e 480 Volts. Tensões diferenciadas também podem aplicadas, mediante consulta à engenharia e aplicação. 

Todas essas vantagens fazem com que a decisão de alugar gerador de energia durante a parada de manutenção seja a mais viável. Mais o que uma opção de fornecimento de energia, esse recurso é um meio altamente favorável às estratégias que visam manter a segurança para produção sempre eficaz.