BlogConheça as novidades

15 de dezembro 2015

Acessório do Compressor de ar em foco: pulmão de ar

Compressores de Ar
Os compressores de ar ganham cada vez mais espaço em várias áreas, ultrapassando os serviços tradicionais em oficinas, funilarias, borracharias, serralherias ou na construção civil. Mais do que facilitar ações como o enchimento de pneus e a pintura com pistolas, por exemplo, hoje já são utilizados em trabalhos arqueológicos para a limpeza de campo sem danificar os artefatos e também em residências. A versatilidade de tamanhos e potências garante a eles a mobilidade necessária para atuar mesmo em espaços reduzidos e a eficácia necessária de acordo com o tipo de trabalho, com alta ou baixa pressão. Dentre seus acessórios, um deles é de fundamental importância para seu pleno funcionamento: o pulmão de ar, seja nos compressores de modelo a diesel ou elétrico.

Como funciona o pulmão de ar do compressor

O pulmão – também chamado de reservatório de ar – é projetado para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, é um acessório que influencia diretamente no desempenho do compressor, garantindo a sua produtividade. É ele que armazena o ar para suprir possíveis picos de consumo da rede e separa parte da umidade gerada pelo compressor diminuindo a temperatura do ar. No entanto, a peça também é importante fator econômico, reduz o consumo de energia regulando adequadamente os intervalos entre a carga e o alívio, e aumenta a vida útil do aparelho ao reduzir o desgaste das peças e, portanto, também os gastos com manutenção.
Normalmente, a instalação de compressores é equipada com um ou mais reservatórios de ar. Estes são dimensionados para satisfazer a capacidade do compressor, o sistema de regulagem, a pressão de trabalho e as variações esperadas no consumo de ar.
Para se ter uma ideia da versatilidade dos compressores, o pulmão de ar pode variar de cilindros de 1 até 70.000 litros, de acordo com a necessidade do cliente, mas também pode ser feito sob encomenda de acordo com o serviço necessário. A Geradora, por exemplo, fornece a locação de compressor de ar a diesel com vazão de 90 a 1.500 PCM e elétricos, de 110 a 578 PCM.
Neste caso, é interessante notar que o compressores a diesel são compactos, portáteis e mais versáteis, gerando mais autonomia por não dependerem do fornecimento de energia elétrica por parte de concessionárias, sendo mais indicados para regiões onde o abastecimento é precário ou inexistente. Já o compressor elétrico é perfeito para empresas que buscam equipamentos de confiança, fáceis de instalar, com baixo consumo de energia e de manutenção.
Para oferecerem o máximo de segurança os pulmões de ar devem ser fabricados em aço inox, aço carbono ou em material com ligas especiais, e atender à NR-13 – Caldeiras e Vasos de Pressão do Ministério do Trabalho, com a aplicação de testes de segurança e ensaios não destrutivos, como o de líquido penetrante, ultrassom de chapas ou soldas e radiografias totais ou parciais que atestem a qualidade do acessório.
A Geradora trabalha com o aluguel de compressores de ar dos fabricantes mais conceituados do mundo e ainda oferece total assessoria de experts para encontrar a melhor solução para o seu projeto. Entre em contato com a nossa equipe e peça solicite seu orçamento sem compromisso agora mesmo.