Cabos elétricos: acessório em foco

29 de setembro de 2015

Cabos Elétricos: acessórios do gerador

Acessório em foco: cabos elétricos

Para produzir energia elétrica, o gerador de energia conta com uma série de acessórios que suportam e asseguram a sua aplicação. Um destes acessórios são os cabos elétricos  que são utilizados para transmitir/conduzir energia entre grupo gerador e carga.

História: O uso dos condutores na transmissão de energia se popularizou com o processo de iluminação pública iniciado por Thomas Edison – em 1882 – quando o inventor utilizou dois grossos fios de cobre separados por papel dentro de um tubo de ferro cheio de betume para conduzir eletricidade para lâmpadas incandescentes, formando o primeiro sistema de iluminação pública conhecido.

Estrutura: Os condutores dos cabos de energia podem ser formados por um único fio ou pela reunião de vários fios formando cordas. As cordas são concebidas para chegar-se a diferentes graus de flexibilidade, a qual depende da relação entre a seção total do condutor e a do fio elementar, do passo da corda e do grau de recozimento do material.

Segurança: Para evitar acidentes e minimizar riscos operacionais os cabos são produzidos com borracha especial, de*etileno-propileno, – em conformidade com os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Uma das características de maior importância de um cabo de energia é a sua isolação. A necessidade crescente de maiores gradientes de serviço para os cabos modernos, resulta no desenvolvimento tecnológico contínuo, objetivando o aprimoramento dos dielétricos e processos em uso e a criação de novos tipos.

Na escolha do material isolante a ser usado, são determinantes algumas características, tais como:

– Rigidez dielétrica perante solicitações a 60 Hz e de impulso (descargas atmosféricas e surtos de manobra);

– Baixas perdas dielétricas;

– Fácil dissipação de calor;

– Resistência ao envelhecimento.

Na A Geradora, os cabos são locados em conjunto com o gerador de energia. Possuímos diversas bitolas e dimensionamos de acordo com a necessidade de cada aplicação, respeitando as normas técnicas existentes.

*As borrachas de Etileno Propileno, utilizadas para a confecção dos cabos elétricos, possuem boa resistência ao rasgo, a impacto e a abrasão. Tem ainda excelente resistência ao ozono, a intempéries, luz solar e UV, a água, além de ácido e bases diluídas.

Fontes:

Material produzido pela equipe de engenharia da A Geradora;

Site: O Setor Elétrico

Site: Ebah

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.