BlogConheça as novidades

25 de agosto 2020

Como os acessórios podem auxiliar o gerador de energia?

acessórios para gerador de energia

Veja como os acessórios corretos podem aumentar a eficiência do seu gerador de energia!

Embora a maioria dos fabricantes afirme que seu modelo de gerador de energia esteja totalmente pronto para uso, a realidade é que existem maneiras de alcançar resultados ainda melhores do que o prometido. 

E nesse caso, estamos falando dos acessórios.

Alguns desses itens são essenciais para uma operação segura, enquanto outros simplificam os processos de manutenção e inicialização.

Reunimos uma visão geral de quais tipos de acessórios são normalmente utilizados e como eles impactam o funcionamento de um gerador. Confira:

Chave de transferência

Um comutador de transferência altera a carga de uma fonte de eletricidade para outra. Nesse caso, o acessório alterna a carga da fonte de eletricidade principal para o gerador ou vice-versa.

A chave de transferência evita que duas fontes diferentes (gerador e rede elétrica, por exemplo) alimentem simultaneamente a mesma carga ao mesmo tempo, causando um curto circuito, o que é extremamente perigoso e pode até ser mortal. 

Existem dois tipos de comutadores de transferência: os automáticos e os manuais. Ambos os tipos são bons, portanto a escolha entre eles é realmente uma questão de preferência.

Quadro de Transferência Automática

O nome já explica isso: um quadro de transferência automática comanda a partida do gerador de energia de forma programada na falha da rede elétrica ou em horários selecionados. A manobra entre as fontes que pode ser entre geradore(s) e rede(s) elétrica(s), apenas geradores ou até mesmo entre redes elétricas.

Um interruptor de transferência automática torna a troca de fontes de eletricidade uma experiência prática. Essa é a melhor opção quando você precisa que a eletricidade permaneça constantemente, mesmo quando não estiver em casa.

A vantagem do quadro de transferência é a possibilidade de ter um sistema que liga e conecta um gerador automaticamente a carga na falha da rede elétrica local, ou até mesmo quando houver apenas geradores, programar um revezamento de horas de funcionamento entre eles inclusive o planejamento para a manutenção destes geradores sem interromper o fornecimento de energia.

É importante que a instalação e manutenção do quadro de transferência seja realizado por profissionais especializados, para evitar acidentes contra choques, até mesmo a parada total do sistema.

Quadro de transferência manual

Uma chave de transferência manual, como o nome sugere, não altera automaticamente as fontes de eletricidade. Com ela, o operador precisa girar a chave você mesmo, incluindo todas as etapas necessárias antes e depois.

Mudar da fonte principal de eletricidade para a energia de um gerador é um processo preciso. Esta operação deve ser realizada apenas por técnicos treinados e capacitados para isso, depois de instalar a chave de transferência.

Outro acessório muito utilizado é o quadro de distribuição (QDG), que permite distribuir o fornecimento de energia elétrica da fonte entre outros circuitos, levando energia a vários consumidores em diferentes pontos. 

Cabos de extensão 

Dependendo de seu porte e sua utilização, os geradores de energia movidos a combustível devem ser posicionados a uma certa distância do seu ambiente de uso, já que existem gases de escape sendo liberados pelo motor.

Como o painel elétrico principal geralmente é fixado em um local mais apropriado para uso, são necessários cabos de extensão para fazer a conexão.

Por motivos de segurança, é recomendado o uso de cabos de extensão para serviços pesados ​​que possam lidar com condições climáticas extremas. Você não deseja que a conexão falhe quando o fornecimento principal de eletricidade for cortado devido ao mau tempo.

Outro requisito é que os cabos de extensão tenham a mesma amperagem que o gerador, ou seja de acordo com a sua potência. É possível instalar transformadores ao gerador a depender da necessidade, para aumentar a tensão e atender o fornecimento de energia para uma rede específica que não dispõe no local de uma concessionária de energia local.

Importante frisar que neste caso os acessórios devem estar de acordo com a tensão de trabalho desejada.

Finalmente, o cabo de extensão também deve ter distância suficiente para alcançar os consumidores. Além disso, considere como o comprimento e a espessura uma premissa para evitar quedas de tensão e interrupção no fornecimento de energia. 

Atenuadores de ruído

Os geradores movidos a combustível são barulhentos, especialmente os que têm mais potência. Os fabricantes estão cientes disso, por isso há uma reflexão sobre a redução do ruído, mas a maioria dos equipamentos ainda faz mais barulho do que você espera.

A depender de onde este gerador for aplicado você pode adicionar atenuadores ou abafadores.

O mais utilizado é a base de uma espuma específica cortada para forrar internamente a carenagem do gerador, que atenua o barulho até que se alcance o nível em decibéis desejado e possa estar classificado para operar em locais próximos à áreas de circulação de pessoas, como residências hospitais e etc.

Isto aumenta o custo final do equipamento, sendo necessário apenas em locais onde a legislação exigem leis de silêncio devendo o gerador estar de acordo com estas leis. Obras são um segmento onde não é exigido este tipo de preparação para seu funcionamento por exemplo.

Entretanto você precisa sempre escolher aqueles que seguem as devidas diretrizes de segurança.

Se você deseja usar o gerador em espaços públicos, como um acampamento, verifique se há algum regulamento sobre ruído. Isso fornece uma indicação de quão necessário é instalar esse acessório.

Módulo programáveis

Um gerador de energia que possua esse tipo de acessório pode ser iniciado à distância, ou de forma automática. 

Uma inicialização remota é mais útil para equipamentos que ficam distantes da estação de uso ou mesmo perto, dispensam a necessidade de um operador. Um técnico especializado pode instalar estes dispositivos que permitem uma inicialização remota sem fio. 

Proteção contra intempéries

Os geradores sem nenhum tipo de cobertura, devem obrigatoriamente ter uma carenagem que atenda aos requisitos mínimos para funcionar desabrigados.

Os geradores não são à prova d’água e são suscetíveis a danos causados ​​pelas condições climáticas, portanto, uma proteção de boa qualidade é fundamental para vida útil do equipamento.

Melhor ainda seria armazenar um gerador inativo em ambientes fechados, mas isso não é possível para todos. Máquinas muito grandes e pesadas ​​são mais difíceis de se movimentar, por isso é mais fácil mantê-las sã e salvas em um local com uma proteção à prova de intempéries.

Os acessórios para geradores

Esses itens desempenham um papel vital para garantir que o circuito elétrico esteja completo e que o gerador de energia funcione o mais seguro possível.

Alguns desses itens são um pouco caros, mas não tente reduzir os custos obtendo uma alternativa de qualidade questionável. Escolher uma opção de baixo orçamento em detrimento de uma opção confiável nunca é uma boa ideia quando se trata de geradores.

Para tentar driblar esse obstáculo, você pode trabalhar com o aluguel desses equipamentos. Portanto, sempre que precisar, opte pelo aluguel de gerador oferecido pela A Geradora e tenha à sua disposição o que há de melhor para o seu negócio, com projetos dimensionados de forma personalizada para atendê-lo com excelência!