BlogConheça as novidades

10 de julho 2020

Indústria de alimentos e bebidas: soluções para aumento de demanda

indústria de alimentos e bebidas

Entenda como você pode otimizar o processo produtivo da sua empresa para minimizar as perdas e aumentar os lucros

Sendo um dos setores mais rentáveis e promissores, responsável por boa parte do PIB brasileiro, a Indústria de Alimentos e Bebidas aumenta sua produção a cada ano que se passa.

E em determinadas épocas do ano é necessário preparar melhor a infraestrutura de sua planta fabril para atender maiores demandas.

Sendo assim, reunimos uma série de dicas para que você possa preparar o seu negócio e fazê-lo prosperar cada vez mais. Acompanhe!

Compreenda as necessidades dos seus consumidores

Embora pareça uma informação óbvia, nem sempre as empresas buscam entender as reais necessidades de seus consumidores, bem como suas preferências em relação ao produto entregue. 

Afinal, o mercado cada vez mais tende a transformar a qualidade dos seus produtos em commodities. Neste sentido, entende-se que o segredo de sucesso para as indústrias esteja justamente nas informações que ela possui. 

E, para coletá-las de forma correta, é necessário que a empresa encontre a melhor forma de realizar essa tarefa, bem como organizar esses dados e extrair boas informações disso tudo. 

Nesta etapa, o uso de tecnologias industriais pode ser fundamental para que isso seja feito da melhor maneira possível.

Explore a inteligência artificial

Cada vez mais presente em nossas vidas, a inteligência artificial pode (e deve!) ser utilizada para beneficiar os processos produtivos das indústrias, atuando principalmente como um diferencial competitivo no mercado. 

É através dela que é possível fazer previsões com mais agilidade e eficácia, além de influenciar diretamente nos maquinários utilizados para produção. 

Isso porque com a inteligência artificial, as máquinas tornam-se mais inteligentes, sendo capazes de reduzir o tempo ocioso, melhorar o desempenho e performance e até mesmo diminuir a necessidade de manutenções preventivas.

Automatize processos

Também conhecida como indústria 4.0, os processos de automação nas indústrias alimentícias são grandes aliados quando o assunto é aumento de demanda, tornando o seu negócio mais dinâmico e rentável. 

Dentre os principais benefícios da automação, podemos destacar principalmente a redução de desperdícios, um aumento potencial na capacidade de produção e ainda a confecção de produtos mais personalizados, adequados às necessidades do seu consumidor. 

No entanto, é válido destacar que todo esse processo deve ser feito de forma planejada, a fim de explorar o melhor que esse tipo de tecnologia tem a oferecer. 

Dessa forma, você garante uma boa execução das mudanças e evita possíveis prejuízos para o seu negócio. 

Faça um bom controle de perdas

Tão fundamental quanto qualquer outra etapa, o controle de perdas é indispensável se o seu objetivo é reduzir desperdícios e potencializar a lucratividade. 

Na verdade, essa organização vem de encontro com as demais dicas listadas acima, justamente porque para alavancar sua produtividade, é preciso pensar em soluções que explorem todo o seu potencial.

Neste sentido, este controle é complementar aos processos de automação, inteligência artificial e principalmente dos conhecimentos adquiridos com base nas pesquisas realizadas sobre o comportamento do seu consumidor. 

Para evitar perdas e prevenir qualquer tipo de desperdício, é importante que você monte um bom sistema de monitoramento e análises. E, assim como dito anteriormente, a tecnologia pode ser uma boa aliada nesse momento. 

O objetivo, é encontrar a ferramenta ideal para o seu negócio, que seja capaz de dar suporte à todas as operações da sua indústria, incluindo questões como: 

  • Padronização de operações; 
  • Fluxo completo e detalhado de produção;
  • Controle de qualidade;
  • Monitoramento de estoque.

É a partir dessa ferramenta que você poderá integrar todas as operações do seu negócio, gerir os processos e principalmente e pensar estruturas e estratégias mais alinhadas à realidade da empresa em tempo real.

Aposte em uma boa infraestrutura elétrica

Para que tudo isso aconteça da melhor forma, a última e não menos importante dica é investir em uma boa infraestrutura de energia para que nenhum imprevisto seja capaz de atrapalhar sua indústria de alimentos e bebidas.

Com o aluguel de gerador de energia, você pode garantir que mesmo diante de uma queda ou interrupção no fornecimento, suas máquinas continuem funcionando a todo vapor, sem qualquer parada ou problema. 

Dessa forma, é possível evitar os prejuízos de uma produção parada, além de evitar perdas e danos nos produtos e equipamentos da empresa, minimizando assim os riscos para o seu negócio.