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03 de abril 2018

Festivais de food trucks: 7 coisas que não podem faltar para correr tudo bem

Saiba quais itens essenciais que devem ser considerados no planejamento de festivais de food trucks
Festivais de Food Trucks
Os festivais de food trucks ou feiras livres estão na moda em todo o Brasil. Por serem uma proposta alternativa aos shoppings e permitirem que o público desfrute de uma alimentação variada ao ar livre, a modalidade de negócio vem crescendo nos últimos anos, o que ampliou também a demanda por tudo aquilo que envolve a organização de um evento desse porte.
O planejamento, portanto, deve começar com muita antecedência, contemplando itens que vão desde a escolha do local, passando pela seleção dos comerciantes, até a obtenção de todas as licenças necessárias. Cada município tem liberdade para legislar sobre esse assunto, de forma que as exigências para se fazer um festival como esse em São Paulo são diferentes das de Curitiba, por exemplo.
Abaixo, fizemos um pequeno check-list com 7 coisas que não podem faltar de jeito nenhum para que tudo possa correr bem no seu festival de food trucks, seja em que cidade for.

1 – Atenção à escolha do local do festival de food trucks

Antes mesmo de colocar no papel o seu evento, é preciso decidir primeiramente o lugar onde ele vai acontecer. Quantos food trucks cabem estacionados no lugar? Eles têm capacidade de atender quantas pessoas por dia? Qual é a infraestrutura do lugar e o que será necessário alugar?
Todas essas perguntas devem compor a primeira parte do projeto, para que você tenha uma ideia de quantos comerciantes entrarão nessa empreitada junto com você. Pode ser que o lugar dos seus sonhos não seja o mais adequado, e você tenha que buscar outras opções.

2 – Consiga todas as autorizações necessárias

Uma vez que o local tenha sido escolhido, é fundamental procurar a prefeitura do município para verificar quais autorizações e requisições são necessárias para a realização do festival. As exigências variam de local para local e incluem desde a requisição de policiamento para a segurança, até a obrigatoriedade de deixar o local limpo ao retirar toda a infraestrutura.
Dependendo do porte de alguns eventos, pode ser necessário ainda deixar algum tipo de atendimento médico de emergência à disposição da população, além de banheiros químicos. Para a escolha dos comerciantes, exija todas as licenças e alvarás de funcionamento em dia.

3 – Fique de olho na geração de energia

Outro aspecto de suma importância diz respeito à geração de energia no local. Mesmo em casos onde exista uma infraestrutura mínima, é quase certo que você vai precisar contratar geradores de energia para eventos e assim, se precaver. Escolha sempre empresas de credibilidade e solidez no mercado. A Geradora tem mais de 29 anos de experiência na locação de geradores, inclusive para eventos. Empresas especializadas vão lhe ajudar com o dimensionamento da sua necessidade para a locação do modelo mais adequado.

4 – Dê atenção para o conforto do público

Está tudo certo para a presença dos comerciantes, mas qual é a infraestrutura que o público poderá usufruir? É preciso pensar se haverá ou não estandes para compra de fichas ou se os pagamentos serão feitos diretamente aos food trucks.
Pensar em estruturas de conforto como banheiros e toldos também são medidas muito importantes. Para esse cálculo, é necessário fazer um cálculo da quantidade de público esperada. Além disso, mesas e cadeiras plásticas deverão ser contratadas. Muitas pessoas deixam de consumir nesses eventos por conta de filas ou de desconforto na hora da alimentação.

5 – Estilo e horário do evento

O estilo e o horário em que o evento será realizado influenciam diretamente na estrutura que será necessária para a realização do festival. Por exemplo, se o público esperado é do estilo alternativo, é bom contar com um número maior de opções naturais e vegetarianas entre as opções ofertadas.
Eventos voltados para o público jovem requerem mais food trucks que vendam bebidas alcoólicas, enquanto os eventos mais familiares demandam mais mesas e cadeiras para que grupos inteiros possam ficar melhor acomodados.

6 – No final das contas, você é o responsável

A partir do momento em que você organiza um festival de food trucks, tenha em mente que você é o responsável por tudo o que acontece nele – seja bom ou ruim. Por isso, é importante contar apenas com comerciantes profissionais, que trabalhem com qualidade e tenham condições de atender a demanda do seu evento.
Busque ainda expor uma boa variedade de lanches e alimentos para todos os gostos. Cervejas, refrigerantes, sucos, lanches, refeições, doces e salgados… A recomendação é que no local exista pelo menos um food truck capaz de agradar a um tipo específico de público. A frustração em um evento como esse pode comprometer o sucesso dos próximos.

7 – Planejamento antecipado e divulgação

Um festival de food trucks não é um evento que deve acontecer do dia para a noite. Além de muita dedicação à organização, a recomendação é que exista um bom tempo hábil para a divulgação das atrações. Diferente de um comércio local, que tem mais tempo para informar o público, um festival precisa ser ágil na divulgação.
Assim, estabeleça um prazo mínimo de 30 dias para divulgar as atrações que estarão no local. Vale a pena pensar ainda em alternativas secundárias como entretenimento para as crianças ou atrações musicais, se for possível. O importante é não deixar para decidir as coisas de última hora ou você pode acabar saindo no prejuízo.