BlogConheça as novidades

06 de abril 2016

O que é uma Subestação?

Energia para toda hora
As subestações são soluções que compõem o sistema de proteção, controle, transmissão e distribuição de energia de alta potência da fonte geradora à consumidora. Além disso a subestação transforma a tensão, agindo como pontos de entrega para a demanda.
Elas geralmente são utilizadas em grandes obras, industrias, centros comerciais, hospitais, eventos de grandes proporções e até na manutenção de energia elétrica da concessionária local, que evitam prejuízos e em algumas situações salvam vidas, por isso muitas empresas também as providenciam para o fornecimento contínuo de energia.
 
Funcionamento das subestações
YAMANA-4
As subestações são instalações que contém equipamentos que controlam essencialmente a transmissão e a distribuição de energia elétrica com altas potências.
Os geradores fornecem tensões entre 220V até 480V às subestações, que então se encarregam em garantir que a energia elétrica chegue até o seu destino final.
Para que o fornecimento de energia elétrica funcione, são utilizados equipamentos chamados de transformadores elevadores que elevam a tensão no início da transmissão, saindo da subestação, evitando perdas excessivas durante o seu percurso através dos cabos, até o consumidor final. Estas tensões elevadas não são adequadas para o uso residencial, apenas para serem transmitidas entre fonte e consumidor. Por isso ao final do seu percurso estas tensões precisam ser novamente rebaixadas, onde um outro transformador, agora chamado de rebaixador, adequa esta tensão para finalmente alimentar residências, estabelecimentos comerciais e outros locais de consumo.
A escolha da utilização de geradores movidos a diesel ao invés de geradores a gasolina neste caso, se deve ao custo benefício em função da alta demanda de energia elétrica exigida, necessitando de um propulsor robusto, potente e que seja econômico, levando em consideração o trabalho desprendido, se comparado ao outros combustíveis.
Para que uma subestação ligada a grupos geradores funcione sem complicações, as manutenções preventivas do motor dos geradores devem sempre estar atualizadas, tais como nível de óleo lubrificante, filtros, sistema de alimentação de combustível e as regulagens mecânicas. Isto impede que o fornecimento de energia elétrica pela subestação seja interrompido desnecessariamente.