BlogConheça as novidades

04 de abril 2017

Cabos elétricos flexíveis

Cabos elétricos flexíveis são essenciais para a ligação de qualquer circuito
Para que a energia elétrica possa chegar a uma edificação ou estabelecimento, é necessário que ela percorra um caminho. A energia é fornecida pela concessionária e passa por equipamentos como quadros de distribuição e skids de transformação, por exemplo. Para que ela passe por todos esses equipamentos e possa chegar até seu destino, são utilizados cabos elétricos, que podem ser rígidos ou flexíveis.
O uso de cabos rígidos era muito mais comum antigamente do que é hoje. Porém, sua rigidez tornava difícil o corte dos cabos e sua passagem pelos conduítes, tarefas que ficavam cada vez mais complicadas à medida em que os cabos eram mais espessos. Para evitar esses problemas foram desenvolvidos os cabos flexíveis, que são extremamente mais práticos.
Cabos elétricos flexíveis

COMO ESCOLHER BONS CABOS FLEXÍVEIS

É muito importante que os cabos utilizados em qualquer instalação elétrica sejam do tipo Afumex Green (atox), que não propagam o fogo e auxiliam em sua extinção. Além disso, emitem pouca fumaça e gases tóxicos, suportam até duas vezes mais sobrecargas do que os cabos convencionais e são instalados de maneira fácil e prática, já que são bastante flexíveis e possuem um excelente poder de deslizamento.
Outro ponto que deve ser observado para a escolha de cabos flexíveis é se eles são livres de halogênio. Esse agente oxidante pode prejudicar o sistema respiratório de seres humanos e agredir componentes e equipamentos eletrônicos, o que faz com que eles se degradem mais rapidamente.

COMO É FEITA A INSTALAÇÃO DE CABOS FLEXÍVEIS?

Cabos com bitolas de 70, 120 e 240 mm são bem comuns em circuitos elétricos industriais, comerciais, em obras e eventos e outros, e sua instalação pode ser feita ao ar livre, tanto em instalações temporárias quanto permanentes. É imprescindível que a norma ABNT NBR 5410 seja seguida à risca, já que ela trata de instalações elétricas de baixa tensão.
Em vez de comprar os cabos, uma opção muito mais prática e econômica é optar pela locação de cabos flexíveis, que resultará em ainda mais benefícios no caso de cabos mais espessos, que são mais caros e muitas vezes não são utilizados de forma permanente.
A locação de cabos flexíveis permite que os clientes contem com um produto de excelente qualidade e obtenham um ótimo custo-benefício, além de ter o auxílio de profissionais especializados no ramo e que podem indicar as soluções mais adequadas para cada caso. Veja as opções de cabos elétricos da A Geradora disponíveis para locação em todo o Brasil.