BlogConheça as novidades

02 de fevereiro 2016

A importância do compressor de ar

Importância do Compressor de Ar
O compressor de ar é um equipamento muito importante para segmentos como indústria, infraestrutura e construção civil. É uma máquina destinada a produzir ar comprimido, oferecendo uma fonte rentável e contínua de ar, que auxiliam no funcionamento de ferramentas, equipamentos pneumáticos e linhas de produção industriais.
A qualidade do ar gerado é importante e, por isso, a escolha por uma empresa confiável e que possua bons equipamentos é fundamental. O ar gerado deve ser o mais puro e livre de partículas sólidas possíveis. Afinal, quanto mais limpo for o ar expelido pelo compressor, maior será o período longe de manutenções e de trocas periódicas de ferramentas.

 Tipos de Compressores

Os compressores de ar são portáteis, versáteis e compactos, com sistemas adaptados a qualquer tipo de aplicação, em versões de alta ou baixa pressão. A Geradora oferece os melhores equipamentos para aluguel de compressores de ar elétricos, de 110 a 578 PCM, ou a diesel, com potência de 90 a 1.500 PCM, de fabricantes renomados, com entrega em todo o Brasil.

Tipos de filtros do Compressor de Ar

Sabendo disso, muitos fabricantes de compressores disponibilizaram uma série de itens que ajudam no combate de impurezas. É o caso do filtro coalescente e do filtro de carvão ativado.
O primeiro serve para remover hidrocarbonetos que podem se misturar com o ar comprimido. Já o segundo se utiliza de carvão ativado para absorver impurezas nocivas que contribuem para um ar comprimido de menor qualidade.

 Manutenção e cuidados especiais

Em função da umidade relativa do ar , existirá presença de água no sistema de ar do compressor, o que pode provocar, em médio e longo prazo, corrosão nas mangueiras de ar e das ferramentas. Para evitar esse problema, criou-se o secador de ar que tem como objetivo deixar o ar tecnicamente seco.
As inspeções diárias e as manutenções preventivas devem ser seguidas para manter a eficiência do equipamento e a qualidade do ar produzido.

Segurança

Independentemente da pressão exercida pela mangueira, o usuário do compressor deve estar sempre atento as normas de segurança.
O uso do dispositivo anti chicoteamento, por exemplo, deve ser sempre priorizado. O item de proteção inibe o chicoteamento de mangueiras pressurizadas em caso de desprendimento acidental, coibindo os movimentos bruscos de açoite da mangueira que podem causar graves ferimentos à pessoa atingida.