Quadro de distribuição do gerador – o que é e pra que serve?

29 de dezembro de 2015

O que é e para que serve o Quadro de Distribuição do Gerador

Saiba o que é e como funciona o quadro de distribuição do gerador

Um quadro de distribuição é um equipamento destinado a receber energia elétrica de uma fonte de alimentação e distribui-la a um circuito. Esse equipamento é composto de cabos ou barramentos e disjuntor. O disjuntor do quadro do GMG é dimensionado exclusivamente a proteger o gerador.

 

Segurança em primeiro lugar

Como em qualquer instalação elétrica, também no gerador o quadro de distribuição é um dos principais itens de segurança, abrigando um ou mais dispositivos de proteção e a conexão dos condutores elétricos interligados a eles. Assim, ele faz a distribuição de energia aos diversos circuitos, que, por sua vez, devem ser montados de forma que possam ser seccionados individualmente, sem risco de que haja uma alimentação imprudente.

O quadro deve garantir a distribuição da energia de forma perfeita dos geradores aos pontos de consumo, mas também incorporar a proteção termomagnética através de disjuntores de diversas capacidades ou de capacidade adequada à potência da máquina. Os quadros podem ser manuais ou automáticos.

(QTA) – Quadro de Transferência Automática: ideal para emergências.

Já os quadros automáticos são indispensáveis aos grupos geradores de emergência – normalmente utilizados em hospitais, clínicas, shoppings, restaurantes, hotéis e instituições de ensino, acionando imediatamente o grupo gerador.

O sistema de pré-aquecimento do motor é essencial para que o grupo esteja apto a assumir a carga de imediato, isso ocorre, em média, cinco segundos após a partida do grupo gerador.

O quadro automático também deve ter um sistema de comando manual, com sistema de desligamento através de botões próprios, assim como sistema de carregamento das baterias de partida.

 

Atenção à qualidade dos equipamentos

Para ter certeza de estar locando grupos geradores de qualidade e que ofereçam toda a segurança necessária para um funcionamento, procure empresas líderes no mercado, como A Geradora para a locação de equipamentos.

A empresa oferece um portfólio diversificado de geradores para alugar que variam de 25 kVA a 1.875 kVA, com a opção de ligação em paralelo dos equipamentos acima de 500 kVA para obtenção de potências ainda maiores.

Além disso, A Geradora elabora estudo sobre a melhor solução para cada caso, com guia básico de informações sobre manutenção e ações necessárias à sua segurança e a do equipamento, além de orientação sobre procedimentos administrativos e todo o assessoramento necessário para o seu projeto.

Peça agora mesmo à equipe de A Geradora um orçamento sem compromisso e conheça toda a expertise da marca Poliservice.

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.