Escolha o gerador de energia mais apropriado para sua necessidade

9 de agosto de 2016

Ao se interessar pela locação de geradores de energia, deve-se ter ideia da demanda de energia que este equipamento deverá suprir. A partir da demanda de potência elétrica, o gerador é definido, e finalmente é possível escolher o modelo ideal para a aplicação.

Geradores de Energia para Locação - A Geradora

É um erro comum achar que o tamanho do gerador não pode interferir no resultado final do fornecimento de energia. Geradores pequenos podem não fornecer potência suficiente para a demanda. Por outro lado, geradores maiores que o tamanho necessário, trabalham subdimensionados, com pouca ou praticamente nenhuma carga. Quando a potência fornecida não ultrapassa 30%, o motor pode ser danificado em função da rotação do gerador ser acelerada e fixa em 1800 rpm, sem conseguir alcançar a temperatura de operação. Nesse caso, o cliente também sofre prejuízo pelo gasto desnecessário de combustível. Já com a carga acima de 80 %, sofrem os dois sistemas, o mecânico (motor diesel) e o elétrico (alternador).

Tipo de carga

A escolha pelo gerador de energia deve ser realizada com base no tipo de carga que o equipamento deverá alimentar: telecomunicações, iluminação, canteiros de obras, fornos, motores de indução, retificadores de correntes, etc. Outro ponto importante é a quantidade de aparelhos que precisarão de energia constante e simultaneamente caso ocorra um apagão, por exemplo.

Condições ambientais

Condições do ambiente como temperatura, altitude e cenário onde o gerador de energia irá permanecer, também são informações importantes para escolher o modelo mais adequado. Por isso deve-se saber com antecedência se o equipamento funcionará em local inclinado, e/ou de difícil acesso, e principalmente em ambientes fechados com pouca circulação de ar. O ambiente fechado, além de prejudicar a troca de calor com o equipamento, é extremamente perigoso para a exposição de pessoas no local, em função dos gases emitidos pelo motor que contém monóxido de carbono. Esse gás, se inalado inadvertidamente sem as proteções de segurança vigentes, pode ser letal.

Fontes de energia

Outra informação importante é se o grupo gerador será a única fonte de energia, reserva de outro gerador, ou acionado apenas em caso de falha da rede concessionária de energia elétrica local. O gerador deverá funcionar por quanto tempo ao dia? Quantas horas os consumidores podem ficar sem fornecimento de energia elétrica? E quais os riscos em caso de interrupção indevida do equipamento?

Você pode conferir nosso post sobre como funciona um gerador de energia.

Ainda tem dúvidas de como escolher o gerador de energia para a sua demanda? Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e tire todas as suas dúvidas para Locação de Equipamentos e Geradores em SP e outras regiões!

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.