BlogConheça as novidades

24 de maio 2018

Eficiência energética na indústria ajuda segmento a se sobressair no mercado

Empresas representam 41% do consumo de energia no Brasil e, em tempos de crise, Eficiência Energética pode significar um diferencial competitivo importante

De acordo com dados divulgados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), pelo menos 41% do consumo de energia elétrica no Brasil é atribuído às empresas. Isso significa, portanto, que assim como a sua empresa, muitas outras companhias têm nesse custo fixo uma de suas despesas mais importantes.
Em tempos de crise, reduzir os gastos com as despesas fixas passa a ser uma obsessão para a maioria das companhias. Afinal, em muitas ocasiões, a melhor oportunidade de maximizar os lucros é por meio da redução dos custos operacionais. E é justamente aí que entra a busca por uma forma de consumo energético mais eficiente.
Muitas empresas não se dão conta que desperdiçam energia em suas atividades no dia a dia. Segundo o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), por ano os brasileiros desperdiçam o equivalente a 22 milhões de kW, um montante de energia que se fosse convertido em dinheiro renderia US$ 1,54 bilhões.

Gerador de energia para Indústria

É justamente por essa razão que a preocupação como a Eficiência energética na indústria deve ser uma preocupação constante, especialmente das grandes e médias empresas.
A economia resultante da otimização pode representar um diferencial competitivo perante os seus concorrentes e ajudar você a sobressair no mercado. Mas como pensar em uma melhor eficiência energética nas empresas?

1 – Reveja as instalações elétricas

Boa parte da perda energética de uma empresa muitas vezes se deve às suas instalações elétricas. Galpões e fábricas mais antigos ou com fiação parcialmente danificada podem gerar fugas de corrente e desequilíbrio nas fases.
Isso pode ser evitado por meio de uma revisão completa nas condições das instalações. Técnicos em sistemas elétricos podem avaliar o estado atual da sua fiação e propor sistemas mais inteligentes e que resultem em uma melhor organização e distribuição dos componentes.

2 – Reavalie o projeto de iluminação

Esse é outro ponto-chave para reduzir o consumo em fábricas e indústrias. Muitas empresas são construídas em ambientes antigos onde o uso de iluminação natural não era tão valorizado como é hoje. Assim, o resultado é um ambiente extremamente dependente de pontos de luz artificial.
compressor de ar diesel
Em muitos casos, repensar estruturas de janelas e telhados para que seja possível o recebimento de mais luz natural pode ser uma alternativa. Além disso, equipamentos baseados em energias de fontes renováveis, como a energia solar ou a energia eólica, também podem contribuir para reduções significativas no médio prazo.

3 – Atenção à regulagem do ar condicionado

Um item que pesa bastante na conta de luz é o ar condicionado. Ele é essencial nas grandes fábricas e não há como fugir disso, mas a falta de regulagem pode fazer com que o consumo seja maior do que o necessário. Utilizá-los na faixa de temperatura adequada é o primeiro passo.
O segundo passo seria substituir os aparelhos de ar condicionado convencionais, que ligam e desligam seu compressor de ar para manter a temperatura ambiente desejada. Atualmente estes aparelhos são equipados com inversores de frequência, onde a intensidade da corrente elétrica é fornecida de acordo com a demanda de carga térmica exigida, reduzindo assim o consumo de energia elétrica.
Ambientes públicos como shopping centers e supermercados onde há uma grande circulação de pessoas entrando e saindo, por exemplo, instalar cortinas de ar onde já existam portas automáticas é outra medida que ajuda bastante a baixar o consumo com energia elétrica, pois diminuem bastante a troca de calor entre ambientes que estão climatizados com o meio externo. Por fim, tenha em mente que a melhor solução é utilizar um Chiller para climatização de grandes ambientes comparado com vários aparelhos de menor capacidade.

4 – Elevadores e escadas rolantes devem ter sistemas inteligentes

Assim como os aparelhos de ar condicionado, atualmente as escadas rolantes também contam com os inversores de frequência, acionados por sensores de presença e entrando em repouso quando não há circulação de pessoas.
Sistemas de gerenciamento eletrônico podem ainda evitar que dois elevadores sejam deslocados a partir de uma mesma chamada, dando preferência para aquele que está mais próximo.

5 – IoT: Internet das Coisas a serviços da eficiência energética

Você já deve ter ouvido falar bastante sobre a Internet das Coisas. Trata-se da capacidade de dispositivos comuns receberem sensores e poderem se comunicar diretamente com celulares, tablets e computadores com acesso à internet.
A adoção de tecnologias com esse intuito vem crescendo consideravelmente na indústria e ela pode trazer uma série de benefícios. A inclusão de sensores em estoques, por exemplo, permite o registro automático no sistema da entrada ou saída de uma mercadoria.
Isso reduz não apenas o tempo para registro de informações, como também a quantidade de funcionários envolvidos e, é claro, a energia dispendida nessas atividades. Soluções como essas requerem uma boa dose de planejamento por parte dos empresários, mas trata-se de um investimento cada vez mais justificado.

6 – Considere fontes alternativas de geração de energia

Em algumas ocasiões, pode ser que a sua empresa não tenha estrutura suficiente para suprir a demanda de energia necessária. Assim, nada melhor do que recorrer à locação de geradores para contemplar essa demanda. E essa pode ser uma grande vantagem competitiva para o seu negócio.
Isso porque o uso de geradores ocorre de forma pontual e, além disso, ao locar um equipamento como esse toda a manutenção fica sob a responsabilidade da empresa que o alugou. Trata-se de uma redução de custos significativa para as empresas que mantém geradores na sua lista de itens contratados.
Em termos de resultados, a eficiência energética será sempre a melhor possível, uma vez que você contará com equipamentos modernos e devidamente calibrados. No entanto, toda a mão de obra fica a cargo da empresa contratada, o que pode impactar positivamente nas suas finanças.


Gostou? Leia também:
Festivais de Food Trucks: 7 Coisas que não podem faltar!
Apagões que Marcaram a História do Brasil.
Qual a Diferença entre Volt, KVA e Watts?
Como escolher um compressor de ar?
Como funciona um compressor de ar?
Utilize nosso conversor de unidades para compressores de ar