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14 de maio 2019

Geradores para novos empreendimentos (redes de supermercados e atacadistas)

Entenda por que a prevenção é fundamental para evitar prejuízos.

No varejo, o setor supermercadista lidera o ranking de consumo de energia elétrica. Para se ter ideia, de acordo com uma matéria publicada no site da Exame, os custos energéticos ocupam o ranking como 2º maior despesa de grandes redes de supermercado.

Esse dado traz consigo duas importantes constatações: a importância da energia elétrica eficiente para o avanço do setor e a necessidade de buscar alternativas econômicas para reduzir os custos com esse recurso.

Descubra neste artigo como os geradores para mercado melhoram a eficiência energética do setor supermercadista, reduzindo em até 30% a conta de luz e, ainda, garantem energia ininterrupta aos estabelecimentos comerciais. São só 6 minutos de leitura.

A importância da energia elétrica nos supermercados

Pare para pensar na quantidade de equipamentos que dependem de energia elétrica para funcionar e que estão presentes dentro de um supermercado ou atacadista. Conseguiu contar nos dedos?

Refrigeradores, sistema de climatização de ar, iluminação e os caixas onde o pagamento é efetuado pelos clientes são só alguns exemplos. Considerando toda essa demanda, é essencial ter a garantia de que as súbitas quedas de energia não são uma possibilidade. Do contrário, o prejuízo não é pouco.

Luzes apagadas, compras que não podem ser pagas, sistema de segurança inoperante, clientes indo embora para o mercado mais próximo e inúmeros produtos perecíveis direto para o lixo.

Para se ter ideia, um dos principais gargalos de custo do setor supermercadista são as perdas, e a fatia que elas representam é alta. Os índices de perdas do ano passado, por exemplo, alcançaram a marca de 1,82% do faturamento de todo o setor.

Parece pouco? Saiba que esse percentual, em números absolutos, equivale a R$ 6,4 bilhões. Ou seja, quase R$ 7 bilhões gastos com produtos que foram para o lixo. Essas perdas estão subdivididas entre:

  • 36% de quebra operacional;
  • 15% de furto externo;
  • 15% de erro de inventário;
  • 10% de furto interno;

O que é a quebra operacional e como evitá-la?

Como 36% das perdas em supermercados e atacadistas foram provocadas por quebra operacional, é importante analisar de perto o que isso significa.

As quebras operacionais acontecem por erros na operação do estabelecimento comercial. Seja por falhas no processo, falta de cuidado dos funcionários ou falta de instrução por parte dos gerentes e supervisores. As principais causas são:

  • Dano causado pela manipulação

Isso acontece quando embalagens estouram ou produtos quebram por negligência, imprudência ou imperícia no momento de descarregar caminhões de produtos ou de distribuí-los entre as prateleiras.

Como evitar isso? Promovendo treinamento aos funcionários e até investindo em premiações para os períodos em que houver diminuição de quebra em comparação ao mês anterior.

  • Produto vencido

 A quebra por produto vencido acontece quando os produtos já expostos e disponíveis para compra acabam não sendo vendidos em tempo hábil. Ou seja, eles foram pagos pela empresa, entregues pelo fornecedor, devidamente organizados mas, por algum motivo, não foram comprados pelo consumidor final.

Como evitar isso? Uma famosa rede de supermercados recentemente implantou em suas lojas refrigeradores identificados como “produtos próximos ao vencimento”. Dessa forma, o cliente que tem a pretensão de consumir determinado produto, dentro de um curto espaço de tempo, consegue comprá-lo bem abaixo do preço.

Esse é um exemplo de iniciativa que ajuda a reduzir as perdas de produtos que estão prestes a passar da validade.

  • Deterioração de perecíveis

Supermercados e atacadistas concentram um alto volume de produtos perecíveis tanto nos expositores como em seu estoque. Quedas ou variação de temperatura são suficientes para que centenas ou milhares de produtos se deteriorem e acabem no lixo.

Além disso, uma interrupção no fornecimento de energia, ainda que de poucos minutos, pode ser mais do que suficiente para estragar carnes, frios, derivados do leite e por aí vai.

Como evitar isso? Além da instalação de instrumentos de controle precisos, é preciso investir em energia elétrica de qualidade. Para isso, a locação de geradores para mercado é de extrema importância.

Geradores para mercado: economia na conta e energia segura

Basta uma rápida pesquisa para se deparar com diferentes notícias mencionando inúmeros reajustes na conta de luz. No mês de novembro de 2018, em algumas localidades do Brasil como Amazonas e Roraima, os aumentos chegaram a alcançar 40%.

Como os geradores de energia podem reduzir esse número, afinal?

Para quem não sabe, existem determinados períodos do dia conhecidos como horários de ponta (ou horários de pico). Esses horários, geralmente compreendidos entre as 17h30 e 20h30 sofrem uma sobretaxa na tarifa de energia devido ao alto consumo.

Afinal, é nesse momento do dia que a maioria das crianças chega da escola e boa parte dos adultos voltam do trabalho. Esse horário coincide também com o período em que o sol se põe. Ou seja, muitos chuveiros, aparelhos de tv e luzes são ligados ao mesmo tempo.

Empresas conseguem escapar da sobretaxa e podem economizar até 30% na conta de luz no fim do mês, transferindo as 17h30 o consumo de energia do supermercado da concessionária local para os geradores, e devolvendo-o as 20h30 . Isso faria diferença nos cofres do seu supermercado?

Recomenda-se que os geradores para mercados sejam alugados diretamente de fornecedores especializados. Afinal, somente quem entende do assunto, como o time de especialistas A Geradora, pode garantir equipamentos de alta qualidade para o seu negócio.