Locação de quadros de energia: Saiba como otimizar esse serviço na sua empresa

16 de outubro de 2018

O funcionamento adequado da sua empresa depende da qualidade das instalações da sua rede elétrica.

Manter a instalação elétrica em pleno funcionamento exige alguns cuidados, um deles é a instalação de um bom quadro de energia ou, como também é conhecido, painel elétrico ou quadro de distribuição.

É importante saber como a locação de um quadro de distribuição pode proteger e otimizar a rede elétrica da sua empresa. Afinal, preservando os seus bens, sejam eles equipamentos, estrutura fabril e até pessoal, você evita grandes prejuízos financeiros.

O papel do quadro de energia na sua instalação elétrica

Antes de entrar em uma residência, ou empresa, para alimentar uma rede elétrica fazendo com que eles funcionem adequadamente, a energia elétrica fornecida pela concessionária, ou pelo gerador de energia, passa pelo quadro de distribuição.

O quadro de distribuição recebe essa energia elétrica por meio de uma ou mais fontes e a distribui aos pontos de consumo, ou seja, aos equipamentos elétricos que serão por ela alimentados.

A distribuição é feita por circuitos elétricos e a proteção se dá por meio dos disjuntores, cabos e barramentos.

Em outras palavras, o quadro de distribuição funciona como uma estação central que liga todos os pontos de consumo elétrico como se fossem endereços ao seu destino final.

O que é distribuição monofásica, bifásica ou trifásica?

Para melhor atender às demandas energéticas é preciso, primeiramente, conhecer as cargas envolvidas, o tipo dos equipamentos e suas potências máximas.

Para atender corretamente qualquer tipo de carga, a distribuição pode ser: monofásica, bifásica e trifásica.

A distribuição monofásica é caracterizada pela alimentação de tensão de 127V ou 220V, mas esse número está sujeito à variação de acordo com a concessionária. Apesar de ser chamada de monofásica, é composta por dois fios: uma fase e o neutro.

Esse tipo de distribuição é utilizada em residências e estabelecimentos cuja demanda energética de todos os equipamentos elétricos juntos não ultrapasse 8 kw (8000 watts).

Já a distribuição bifásica é caracterizada pela alimentação de tensão 127/220V ou 220/380V, esse número também pode variar de acordo com a concessionária, e esse tipo de distribuição é normalmente utilizado em zonas rurais.

Por último, mas não menos importante, temos a distribuição trifásica. Caracterizada pela alimentação de tensão 220/380V ou 380/480V, a rede trifásica comporta o abastecimento onde a demanda total fica entre 25000 e 75000 watts.

Esse tipo de distribuição é amplamente adotada em indústrias, usinas, comércios e em qualquer outra situação que exija um fornecimento maior/ de maior potência.

As vantagens da locação de quadro de energia para o seu negócio

Algumas razões tornam-se interessantes para locação de quadros de energia, em especial para ambientes não residenciais. Talvez você não saiba ou nunca tenha parado para pensar a respeito, por isso, vamos mencionar algumas delas. 

  1. Automação industrial

 

Para quem não sabe, a automação industrial possibilita aumento de produtividade, alinhado à diminuição de custos da linha de produção. Isso só é possível devido a implantação de tecnologia e mecanismos focados no controle e medição da linha de produção.

Na prática, a automação é otimizada através de quadros de distribuição, alguns até contendo transmissores de pressão, temperatura, vazão, nível de líquidos, sólidos e outros dispositivos cuja função seja medir o funcionamento de equipamentos.

  1. Economia

Não é barato manter o funcionamento de uma indústria. Máquinas custam caro, assim como a mão de obra para operá-las. Segundo um estudo feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 54% das indústrias estão em busca da redução de custos de operação.

Se você também busca a redução de custos, saiba que os quadros de distribuição dimensionam adequadamente o consumo elétrico, reduzindo com isso a quantidade de material envolvido, como conectores, mostradores, chaves e dispositivos de comando, bem como a distância e o diâmetro do cabeamento. Isto pode representar uma conta de luz até 50% mais barata. 

 

  1. Distribuição segura de energia

Como você já deve saber, a eficiência energética é essencial para que o setor se sobressaia no mercado. O setor representa quase metade de todo o consumo de energético nacional, 41% de toda a energia elétrica gerada no país.

O quadro de energia vem para garantir a distribuição segura de toda essa eletricidade.

Qual o melhor local para o seu quadro de distribuição?

Antes de mais nada é preciso saber que existem normas específicas que regulam a instalação adequada dos quadros de distribuição. Para exemplificar, vamos consultar a NBR-5410.

Segundo a norma que regula o “funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão, ou seja, 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua” os quadros de distribuição são classificados como conjuntos de proteção, manobra e comando.

Portanto, sua instalação deve ser feita em local de fácil acesso, e os quadros devem possuir identificação do lado externo, legível e não facilmente removível, de acordo com o texto da própria norma.
Além disso, é importante que o quadro seja instalado o mais próximo possível de onde há maior demanda energética. É uma forma de economizar também.

Instalar os quadros de distribuição no lugar errado pode prejudicar todo o fornecimento e tornar a obra mais cara. Portanto, conte com profissionais especializados e experientes para a realização desse tipo de serviço.

Qual o quadro de distribuição ideal para a sua necessidade?

Já está claro a necessidade de alugar quadros de energia, certo? Agora é preciso saber que existem vários tipos de painéis elétricos, um para cada tipo de necessidade.

A Geradora conta com diversos tipos de quadro de energia para locação, os quadros de transferência, quadro de distribuição temporária, quadros disconects e quadros de paralelismo.

Dentre eles também está o quadro de transferência automática (AMF) que tem como principal função manobrar a transferência da fonte de alimentação para a carga entre o gerador e a rede elétrica automaticamente em situações onde há falha no fornecimento por parte da concessionária.

A partir das informações dadas até aqui, talvez a mais importante delas seja: conte com uma empresa especializada, pois os quadros de distribuição influenciam diretamente no funcionamento adequado de toda a sua operação.

Fale com um de nossos especialistas!

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.