E se acabar a energia em um aeroporto?

29 de agosto de 2018

O Brasil tem 2.463 aeroportos, de acordo com a ANAC, o que coloca o país como o segundo com mais aeroportos em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com a Infraero e a ANAC, os aeroportos mais movimentados, com o respectivo número de passageiros em 2017, são os de Guarulhos (SP, 37.816.000), Congonhas (SP, 21.859.453), Juscelino Kubitschek (DF, 16.912.680) e Antônio Carlos Jobim-Galeão (RJ, 16.245.094).

O mais movimentado, que é o aeroporto de Guarulhos, gasta, em média, 227 mil quilowatts por dia. Para suprir essa demanda, seriam necessários 189 geradores de 1.500 kVA, que estão entre os mais potentes.

Tudo isso nos leva a pensar em uma situação: o que aconteceria se acabasse a energia em um aeroporto e ele não tivesse um sistema de geradores para suprir essa demanda?

Veja também: Gerador para Supermercado, solução para evitar problemas e perdas

Aeroporto sem energia, o que acontece?

Em 2017, o aeroporto internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson, o maior do mundo localizado nos EUA, ficou sem luz por 11 horas. Causando mal-estar para cerca de 275 mil passageiros.

As partidas foram suspensas e os voos internacionais foram encaminhados para outros locais. Alguns passageiros foram para hotéis próximos ao aeroporto, outros ficaram no saguão aguardando notícias por horas até que o problema fosse resolvido.

Torres de controle, operações de embarque e desembarque, atrasos de voos, falta de ar-condicionado, máquinas de check-in e quiosques de alimentação foram alguns dos serviços que pararam de funcionar, deixando os passageiros sem informação e impacientes.

O apagão acarretou no cancelamento de mais de mil voos. O acidente foi causado por um incêndio em uma instalação elétrica um pouco antes dos dias de período natalino, época de maior movimento nos aeroportos.

Essa situação ilustra um cenário totalmente possível de acontecer em qualquer aeroporto do país. Por isso, principalmente para estabelecimentos de grande porte, que arcam com prejuízos exorbitantes com a falta de energia, é imprescindível se preparar para circunstâncias adversas.

Conheça os apagões que marcaram a História do Brasil

Soluções para falta de energia e ar-condicionado

Geradores de Energia

Com um sistema de geradores, a distribuição é retomada imediatamente e as lojas, os embarques e os tripulantes não são prejudicados.

O sistema também pode ser usado em horários de ponta, que é quando a tarifação de energia elétrica é mais alta. Com isso, é possível ter uma economia de até 30%, que pode fazer toda a diferença no orçamento.

Os geradores de 1500 KVA, citados no começo do artigo para suprir um aeroporto, são equipamentos de grande porte e elevada potência. O produto disponível em nosso site, por exemplo, tem autonomia de até 9 horas.

Chillers

Os chillers são equipamentos que refrigeram a água para o arrefecimento do ar. Trabalham com grande amplitude térmica, sendo ideais para climatização de grandes áreas.

Para entender melhor, o chiller funciona de forma semelhante a um ar condicionado, climatizando o ambiente.

Por serem ambientes muito grandes, os aparelhos convencionais de ar condicionado não dão conta de manter a temperatura controlada, pois não foram projetados para isto. Desta forma seriam necessários vários aparelhos para se alcançar uma temperatura confortável, tornando o custo benefício inviável, não compensando o investimento. Para este tipo de operação o chiller é o equipamento adequado.

Como Contar com Geradores e Chillers nos Aeroportos?

A aquisição dos geradores e chillers necessários para cada aeroporto demanda um investimento elevado, já que são equipamentos grandes, delicados e com alta tecnologia.

Para que esse investimento não prejudique a saúde financeira do aeroporto, o melhor a se fazer é contar com a locação dos equipamentos pelo período de tempo necessário.

A Geradora – Empresa especializada

A Geradora é uma empresa especializada em geradores de energia, torres de iluminação, plataformas elevatórias, chillers e outros equipamentos e acessórios de última geração. Entre em contato conosco e garanta uma infraestrutura muito melhor para o seu negócio!

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.