BlogConheça as novidades

22 de abril 2015

Sustentabilidade

A Geradora implanta central de tratamento para reutilização de água

“Estação de Tratamento de Efluentes” para limpeza dos equipamentos já está funcionando na unidade da empresa em São Luís (MA); meta é ampliar projeto para outros Estados
 
Devido à crise hídrica que o país está enfrentando atualmente, muitas empresas estão realizando ações para fazer o reaproveitamento da água e, com isso, contribuir para a economia do recurso natural. Esse é o caso da A Geradora —líder brasileira no segmento de locação de equipamentos, como geradores de energia, torres de iluminação e compressores de ar, que implantou, neste mês, uma central de tratamento que possibilita a reutilização da água para a lavagem dos equipamentos.
“A ‘Estação de Tratamento de Efluentes’ tem capacidade para tratar cerca de 2 mil litros por hora, sendo que o consumo diário de água na empresa é em torno de 10 mil litros por dia. O projeto piloto já está em pleno funcionamento na unidade de São Luís (MA)”, afirma Ivo Rogério, coordenador da área de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança (QSMS) da A Geradora.
De acordo com ele, a água que sai da área de lavagem dos equipamentos é contaminada por poluentes, o que inviabiliza o descarte no meio ambiente. “Antes, separávamos o óleo da água e a descartávamos devido à baixa qualidade que ela tinha para qualquer tipo de reúso. Agora, realizamos um tratamento físico-químico mais minucioso e conseguimos reutilizá-la para lavar os equipamentos da empresa. É um ciclo em que, praticamente, não há desperdício. Reaproveitamos quase 100% da água que utilizamos na lavagem das máquinas para uma nova limpeza e, assim, sucessivamente”, explica.
Segundo o presidente da A Geradora, Enilson Moreira, a previsão é de que o projeto seja implantado em outras unidades da empresa no país nos próximos meses. “Nossa meta é estender o projeto para outras regiões de atuação da nossa empresa para que possamos contribuir cada vez mais para a economia de água. Além da preocupação ambiental, a central também reforça nosso compromisso com o gerenciamento de resíduos, não deixando que poluentes cheguem ao meio ambiente”, acrescenta.
ETE_2
 


Gostou? Leia também:
Festivais de Food Trucks: 7 Coisas que não podem faltar!
Apagões que Marcaram a História do Brasil.
Qual a Diferença entre Volt, KVA e Watts?