Você sabe o que é ar comprimido?

24 de abril de 2015

Incolor e inodoro, o ar comprimido é um gás não tóxico e não inflamável, ainda que contribua para todos os tipos de combustão. Usado como fonte de energia devido à sua pressão acima da atmosférica, tem a vantagem de poder ter essa pressão aumentada ainda mais pelo aquecimento do ar após a compressão e imediatamente antes do uso, ampliando sua aplicabilidade. Com várias serventias na indústria, o ar sob pressão tem se mostrado bastante versátil, com novas utilidades em áreas bastante variadas, como a arqueologia, por exemplo.

Para ser utilizado em sua forma mais abrangente, no entanto, em diferentes níveis de pressão e temperatura, é preciso que equipamentos específicos regulem a sua purificação e compressão e controlem a sua temperatura de forma criteriosa e segura. Apesar de não ser tóxico, a sua manipulação por meio de equipamentos inadequados ou de má qualidade podem trazer riscos à saúde humana quando há permanência em locais sob alta pressão em função da superexposição ao oxigênio.

Pureza do ar comprimido é fundamental

O ar comprimido é uma necessidade básica do setor industrial, devendo estar sempre limpo e seco – uma simples gota de óleo pode causar funcionamento inadequado do processo de automação pneumática, como falhas na vedação de válvulas ou cilindros. A qualidade do ar comprimido verificada pela sua isenção total de óleo é particularmente importante em processos alimentícios, farmacêuticos e gabinetes odontológicos.

As principais contaminações acontecem pelo ar ambiente, partículas sólidas ou fragmentos metálicos da superfície oxidada interna de tubulações metálicas; gotas de água condensada que oxida as tubulações e equipamentos pneumáticos; e óleos líquidos e vaporizados de lubrificantes e hidrocarbonetos presentes no ar ambiente.

O investimento em equipamentos, no entanto, é considerado proibitivo inclusive pela necessidade de reposição dos elementos filtrantes, por isso na escalonagem da produção a melhor solução é a sua locação.

Aplicações cada vez mais versáteis

O ar comprido tem-se mostrado excelente fonte para impulsionar motores a ar e martelos pneumáticos, além de puxar ou empurrar substâncias ao mesmo tempo de forma eficiente e cuidadosa, como é necessário nos trabalhos arqueológicos. Se há alguns anos a limpeza de grandes áreas demandava um longo tempo porque tinham que ser feitas à base de pinceladas sob o risco de inutilizar algum artefato, hoje os objetos encontrados ficam livres de resíduos de forma ágil mas cuidadosa com o uso de compressores de ar.

Nos trabalhos de restauração do Forte dos Reis Magos, em Natal (RN), por exemplo, a grande mobilidade de um compressor portátil de 90 pcm, com mangueira ¾”, ponteira e martelo de 11 Kg foi fundamental para o bom andamento das escavações, principalmente em locais apertados e de difícil acesso. As evidências de novos pisos e cômodos se descortinaram após a retirada de várias camadas de assentamentos com a ajuda do ar comprimido.

Compressores para as mais diversas finalidades

Para cada tipo de necessidade há um compressor de ar equivalente ao trabalho que precisa ser realizado, justamente um dos fatores que faz com que o ar comprimido tenha um uso tão ampliado e versátil. Eles podem ser portáteis e a diesel, com baixo consumo de combustível, alta vazão e pressões elevadas; ou elétricos de baixa pressão com fluxo de ar contínuo e custos mínimos de energia. A Geradora trabalha com equipamentos para locação de marcas variadas, com todos os avanços tecnológicos incorporados, com descarga efetiva entre 90 e 1.500 pcm e pressão de trabalho entre 7 e 25 bar. Garantia de ar comprimido de qualidade e a melhor relação custo-benefício.

Veja abaixo alguns dos compressores da A Geradora:

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.