BlogConheça as novidades

25 de setembro 2019

Logística de abastecimento de geradores

O gerador de energia é um equipamento fundamental para os diversos segmentos do mercado, mas você sabe como seu abastecimento é feito?

Os geradores são equipamentos utilizados por empresas de diversos portes e segmentos, desde um hospital de vários andares e um shopping center que reúne milhares de pessoas. Mas você sabe como acontece o abastecimento de diesel para geradores?

Para que isso seja possível e que eles funcionem adequadamente, é necessário haver toda uma logística por trás, de modo a evitar panes secas, operação com pouco combustível e até mesmo danos causados a seus componentes.

Vamos esclarecer essa questão com uma explicação do que ocorre no abastecimento. Assim, você poderá entender tudo o que traz condições de operação ao sistema que é capaz de manter a energia elétrica em pleno funcionamento mesmo com panes e problemas na rede de distribuição tradicional!

Como é feito o abastecimento de diesel para geradores?

O processo será dividido em etapas, para que a compreensão seja ainda mais simples. Confira:

Recebimento do gerador

O primeiro passo é receber o equipamento e escolher o local em que ele será instalado, observando seu posicionamento evitando inclinar muito o equipamento (o diesel pode ficar mais de lado do tanque causando uma parada prematura do motor por falta de combustível) e adequando os acessórios necessários ao que a rede elétrica do estabelecimento já possui.

Nesse momento, é preciso se certificar de que tudo esteja em perfeitas condições de conservação, inclusive na parte interna do tanque de combustível, que deve estar limpa, sem a presença de oxidação, partículas de sujeira e água.

Aquisição do combustível

O abastecimento de diesel para geradores ocorre de forma bem diferente do que acontece com um automóvel, por exemplo, isso pelo fato de que o tamanho dos tanques pode ser muito maior do que de um veículo.

Para fins de comparação, a Nissan Frontier, que se enquadra na categoria picape média, tem tanque com capacidade de 80 litros, enquanto um gerador de energia de 500 kVa pode ter um tanque de 600 litros, enquanto modelos maiores, de 750 kVa, podem suportar até 1.000 litros de combustível!

Também é importante considerar que pode ser necessário montar sistemas em que é necessário ter mais de um gerador, o que aumentaria consideravelmente a demanda por combustível.

Por isso, a logística de abastecimento de diesel para geradores deve contemplar negociações com fornecedores, os quais encaminharão seus caminhões até o local em que o equipamento está instalado para poder abastecer seu reservatório.

Tal medida também se faz necessária devido à Lei nº 9.503, de 23/09/1999, equivalente ao famoso Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que no Artigo 109º determina que o transporte de carga em veículos para transporte de passageiros só pode ser feito ao seguir as regras do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

A Resolução CONTRAN mº 26, de 21/05/1998 apresenta, em seu Artigo 3º, que é proibido transportar produtos perigosos de acordo com legislação específica, o que também contempla o diesel e outros combustíveis. Logo, tala transporte precisa ser feito por veículos devidamente autorizados e, portanto, com planejamento.

Veja também: Diferenças entre geradores à diesel e gasolina

Planejamento do recebimento de combustível e verificação de seu nível no tanque

De acordo com a demanda que foi calculada para cada estabelecimento, pode-se definir uma periodicidade para o recebimento de combustível, de modo que o equipamento sempre tenha condições de operar.

Isso, porém, nem sempre é possível em casos de standby, em que o gerador fica em modo de espera e aguarda até que precise ser usado, como quando o fornecimento de energia elétrica é interrompido, assim como nos casos de geradores para horário de ponta.

Logo, é fundamental que se observe, periodicamente, qual é o nível de combustível dentro do tanque do gerador, de modo a definir se o abastecimento de diesel para geradores precisa ser antecipado ou pode ser prorrogado.

Ainda assim, é importante que ele sempre tenha uma boa quantidade de combustível reserva, pois caso alguma emergência aconteça, o estabelecimento não será prejudicado pela falta de energia elétrica.

Manutenção preventiva

Máquinas e equipamentos demandam manutenções preventivas, e o mesmo se aplica aos geradores, que devem passar por inspeções constantes para que se assegure seu perfeito funcionamento.

Uma das principais necessidades nas manutenções preventivas é a drenagem da água do tanque de combustível, o que pode proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento de microorganismos, bem como para a oxidação das peças e componentes.

Se você está se perguntando como a água surge no óleo diesel, resumidamente, é graças à condensação do ar que entra no sistema pelo bocal de respiração do tanque. Quanto antes ela for retirada, menores são as chances de ter problemas, como o depósito de sedimentos no fundo do tanque, o que é chamado de “borra”.

O abastecimento de diesel para geradores deve contemplar a necessidade dessa e de outras manutenções para evitar conflitos e problemas logísticos.

Precaução é a melhor opção na logística!

Quando olhamos para grandes sistemas de geradores, nem sempre paramos para pensar na logística que isso envolve, mas ela existe e é fundamental para assegurar seu perfeito uso e funcionamento.

Imagine, por exemplo, o uso de geradores em hospitais e clínicas. Esses são locais críticos e que não podem ficar sem energia elétrica sob nenhuma hipótese, já que cada máquina, equipamento e acessório deve ficar ligado para que os tratamentos e cuidados com os pacientes não sejam interrompidos.

Ainda que nem sempre haja este quesito crítico em relação à saúde, nenhum outro lugar em que há um gerador de energia deve ter margem de erro ou falhas, já que isso pode prejudicar o andamento de shows e eventos, a rentabilidade de shopping centers e a conservação de alimentos em um supermercado, por exemplo.

Para evitar qualquer situação do tipo, o ideal é que a logística seja planejada com o auxílio de uma empresa especializada na área, a qual já conhece os processos e procedimentos e, assim, pode ajudar seus clientes com excelência.

Isso também mostra como vale a pena contar com a locação de gerador de energia, já que todo o planejamento será feito pela empresa contratada. Assim, o cliente não precisa se preocupar com os trâmites do abastecimento de diesel para geradores e com os demais processos envolvidos no funcionamento dos equipamentos!