Como ganhar produtividade em uma obra com torres de iluminação

14 de julho de 2017

Torres de iluminaçãoA Torre de iluminação está entre os equipamentos mais procurados em obras de longa duração e pode garantir mais agilidade na entrega de uma obra

 

Quando o dia chega ao fim, a maioria das obras pára e retorna as suas atividades apenas no dia seguinte. A escolha desse horário de trabalho não é por acaso: todos querem tirar proveito da luz natural. Entretanto, muitas vezes o prazo disponível para a entrega de uma obra não é o suficiente para que possam ser cumpridos todos os itens presentes no cronograma.

No meio do caminho, existe ainda a possibilidade de ocorrer algum atraso por conta da chuva ou do mau tempo, de forma que é preciso buscar algum tipo de alternativa.

Uma das soluções que tem se tornado mais frequentes em canteiros de obra é o uso de torres de iluminação, para que os trabalhadores possam continuar o expediente no período noturno.

Essa medida simples muitas vezes pode ser mais barata do que arcar com os custos de atrasos e outras despesas recorrentes a um prazo muito curto para a execução de uma determinada obra. Que tal pensar nessa solução como uma das maneiras de tornar a sua obra mais produtiva?

 

Ambientes iluminados proporcionam segurança

Um dos itens imprescindíveis na construção civil é a segurança dos trabalhadores. Há regras rígidas para serem cumpridas no que diz respeito aos equipamentos de proteção e a visibilidade no local de trabalho é outro aspecto fundamental. Para quem gerencia obras que entram pela noite adentro, o uso de torres de iluminação se torna mais do que essencial.

Além disso, durante o período noturno os canteiros de obra são muito visados por ladrões e por pessoas mal-intencionadas. Isso acontece porque, em geral, falamos de lugares com pouca proteção e com muito material de construção disponível, de forma que roubos de itens como equipamentos de pequeno porte, cimento, telhas e tijolos são muito frequentes.

 

Trabalhos noturnos aumentam a produtividade

Faça as contas: será que é melhor concluir uma obra em quatro meses, trabalhando apenas nos períodos da manhã e da tarde, ou concluir o mesmo trabalho em dois meses e meio, trabalhando também no período noturno?

Em alguns casos, a segunda opção pode ser mais interessante e, se essa for a sua escolha, certamente você vai precisar de torres de iluminação para dar conta do perímetro trabalhado.

Certas torres contam com mastros que chegam a até 9 metros de altura, garantindo uma luminosidade forte em grandes distâncias. A alta potência faz com que essas torres, movidas à diesel ou à energia elétrica, possam chegar a uma luminosidade de até 8.000 W.

Quanto ao clima, também não há com o que se preocupar: elas são resistentes às condições climáticas adversas.

 

Diminua o risco de acidentes

Já tratamos da segurança dos trabalhadores nesse artigo, mas nunca é demais reforçar. Muitos acidentes nos canteiros de obra ainda ocorrem por falta de luminosidade. Isso pode ser percebido com maior frequência no final do dia, durante o inverno, e, é claro, nos trabalhos noturnos.

Para não correr riscos como esse, a sugestão é sempre a locação de uma torre de iluminação, para garantir que em nenhum ponto onde haja trabalhadores a luminosidade seja baixa. Para se ter uma ideia, uma torre de iluminação é capaz de contemplar com luz uma área de até 28 mil metros quadrados.

 

Trabalho contínuo com torres de iluminação

Os benefícios de ter uma equipe trabalhando no período noturno são muitos. Essa, inclusive, é uma forma de gerar mais empregos, uma vez há procura por trabalhos no período da noite.

Em geral, essas obras são bastante disputadas porque os trabalhadores ganham mais, em razão especialmente do adicional noturno.

Os modelos de torres de iluminação de alta performance contam com iluminação de alta definição, o que significa mais lúmens por holofote fixado.

Alguns equipamentos chegam a uma autonomia de até 67 horas de trabalho contínuo, sem a necessidade de reabastecimento. É uma garantia de que você não vai ficar na mão no meio da noite.

 

Torres de iluminação trazem disponibilidade para obras

Outra grande vantagem do uso de torres de iluminação na construção civil é o fato de que elas não são fixas. Isso permite que o construtor contrate uma quantidade menor de holofotes e possa movê-los pela obra de acordo com a necessidade.

Funciona como uma espécie de carrinho, que pode ser posicionado de forma simples e rápida onde você achar mais conveniente.

Se for o caso, a partir da locação de torre de iluminação por um determinado período, ela poderá ser utilizada em mais de uma obra, obedecendo a um cronograma, de forma que um único equipamento possa servir como uma espécie de coringa, recuperando o atraso ou agilizando a entrega de obras conforme a prioridade for surgindo.

Tem interesse em alugar um equipamento?

Entre em contato com nosso time de vendas ou a equipe técnica para saber mais. Somos especialistas na locação de equipamentos para eventos e obras em geral.

Há mais de 28 anos A Geradora atua na locação de equipamentos com foco nos segmentos de Infraestrutura, Construção Civil, Indústria, Eventos, Óleo&Gás, Mineração, Usinas Termelétricas e Comércio&Serviços.