BlogConheça as novidades
Manutenção nos quadros de energia: como programar
Entenda a importância de realizar manutenções preventivas nos quadros de energia da sua empresa para evitar prejuízos!
Tão importante quanto cuidar de outros setores da empresa, a manutenção nos quadros de energia é fundamental para manter a sua indústria funcionando, prevenir problemas futuros e até mesmo evitar prejuízos financeiros.
Acontece que muitas indústrias acabam por negligenciar as paradas de manutenção, correndo sérios riscos de ter a sua produção prejudicada diante de uma falha elétrica ou interrupção do fornecimento de energia.
Sendo assim, preparamos um conteúdo especial para te ajudar a compreender a importância da manutenção preventiva, tantos nos quadros de energia, quanto nos geradores da sua empresa. Confira!
Por que realizar a manutenção nos quadros periodicamente?
Muito além de evitar prejuízos financeiros, existem uma série de benefícios adquiridos por trás da manutenção preventiva nos equipamentos responsáveis por fornecer energia para o seu negócio.
Evitar falhas nos equipamentos
O contato ininterrupto dos componentes com as cargas elétricas podem provocar o desgaste das peças, que acabam por ocasionar falhas nos equipamentos e no fornecimento de energia.
Com a manutenção correta, você garante que essas peças sejam substituídas, sem que seja realizar um reparo de emergência.
Distribuição adequada de energia elétrica
O desgaste dos componentes dos quadros de energia geralmente sofrem danos súbitos sem aviso prévio. Um simples terminal elétrico que poderia ser facilmente substituído ou reparado de forma programada, pode parar toda a operação do quadro de energia e o fornecimento de energia.
Economia de energia
Outro benefício está justamente em um dos pontos mais importantes para comércios e indústrias: a economia de energia.
Cabos e/ou barramentos de energia folgados por exemplo podem aumentar o gasto de energia elétrica, tornando o custo do reparo maior de o normal.
Mais segurança nas operações
Além dos benefícios já citados, a manutenção em dia também é capaz de prevenir acidentes, uma vez que na falta de manutenção do quadro, há a possibilidade de causar curtos e até choques elétricos, aumento de temperatura e até mesmo início de incêndios.
O que é verificado durante a manutenção?
Embora sejam verificados diversos componentes do quadro de energia, existem diferentes tipos de manutenção que podem ser realizados, de acordo com as normas de cada empresa.
No geral, fazem parte de uma manutenção comum:
- Reapertar os componentes soltos e frouxos;
- Inspecionar todas as conexões do painel;
- Limpeza e organização;
- Análise da qualidade da energia distribuída;
- Medições de temperatura para garantir a segurança;
- Medições de grandezas elétricas, entre outros procedimentos.
É importante ressaltar que estes procedimentos devem ser periódicos, a fim de garantir que tudo esteja em pleno funcionamento para evitar prejuízos para o seu negócio.
Como planejar a manutenção de parada?
Quando falamos em grandes indústrias, entende-se que o processo produtivo e os equipamentos ficam em funcionamento 24 horas por dia.
Dessa forma, para que as paradas de manutenções ocorram sem prejudicar sua operação, é necessário realizar um planejamento completo envolvendo diferentes áreas da sua empresa.
Basicamente, as paradas devem ser programadas, seguindo três etapas: a pré-parada, a parada e a pós-parada.
Na pré-parada, são pensadas ações para que os processos operacionais não precisem necessariamente ser interrompidos, sendo que nesta etapa, incluem-se treinamento das equipes e contratação de equipamentos que serão utilizados na manutenção.
Já durante a parada efetivamente, são executadas as ações planejadas, garantindo que tudo corra normalmente no período em que os reparos estejam acontecendo.
E por fim, no pós-parada, deve-se garantir que o processo produtivo e a rotina seja retomada com eficiência. Normalmente, sugere-se que toda a operação seja acompanhada por um profissional experiente a fim de executar as ações com maior excelência.
É possível realizar a manutenção sem interromper a produção?
Uma das principais dúvidas relacionadas a manutenção nos quadros de energia está relacionada a pausa no processo produtivo das empresas.
Com grupos geradores, é possível realizar os reparos programados desde componentes do sistema de transmissão, substituição de transformadores até reparos gerias em subestações completas, sem que o sistema elétrico seja desligado e a produção pare.
Com o aluguel de gerador, você garante o fornecimento de energia, sendo que os equipamentos são capazes de suprir as necessidades energéticas totais ou parciais do seu negócio.
Dessa forma, você garante que não só o quadro de energia esteja sempre em pleno funcionamento, mas também que sua produção não precise parar enquanto você realiza as manutenções programadas necessárias.